O Santuário de Santa Rita de Cássia, no Sul de Minas, recebeu uma relíquia de Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”. O fragmento do corpo do beato foi apresentado aos fiéis durante uma cerimônia que aconteceu nesse domingo (18), em Cássia (MG).
É tradição da Igreja Católica venerar relíquias, sinais da passagem de homens e mulheres exemplares na vivência da fé pelo mundo. As relíquias podem ser de primeiro grau (parte do corpo), segundo (objetos de uso pessoal, a exemplo de roupas) e terceiro (objeto que foi tocado pelo santo).
A relíquia de Carlo Acutis ficará permanentemente no Santuário de Santa Rita de Cássia, que está organizando um local para veneração.
Quem é Carlo Acutis, o padroeiro da internet
Nascido em Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria.
Além da igreja, ele gostava de computadores e tinha um conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade.
Carlo Acutis conseguiu unir as duas paixões ao criar um site dedicado à catalogação cuidadosa de cada milagre já relatado e para evangelizar — façanha que lhe rendeu o título de “padroeiro da internet”.
Após ser diagnosticado com leucemia, Carlo Acutis morreu em 12 de outubro de 2006, dia da Nossa Senhora Aparecida, considerada pela igreja católica a padroeira do Brasil.
Após a morte, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, passou a realizar a missa anual de Nossa Senhora Aparecida sempre com a exposição de uma roupa que teria sangue do beato italiano.
Em uma dessas missas, no ano de 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do neto doente o levou até a paróquia. Segundo a família, o garoto foi curado após tocar a vestimenta.
Carlo Acutis foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. Seu corpo está exposto no Santuário do Despojamento em Assis, no centro da Itália.
Fonte: G1 Sul de Minas

Foto: Diocese de Guaxupé

Foto: Site Carlo Acutis