Em entrevista exclusiva à BBC News Internacional nessa quarta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vetará qualquer proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso o projeto venha a ser aprovado pelo Congresso Nacional. A declaração foi dada no Palácio da Alvorada.
“Se viesse para eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria. Pode ficar certo que eu vetaria”, declarou Lula, adotando um tom enfático ao tratar do tema.
A fala do presidente ocorre em meio ao aumento da pressão de parlamentares bolsonaristas para que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), coloque em votação uma proposta de anistia a Bolsonaro. Segundo informações de bastidores, líderes desse grupo articulam para que o projeto tramite em regime de urgência, o que poderia acelerar significativamente sua aprovação.
Apesar de se posicionar contra a eventual anistia, Lula destacou que a discussão cabe ao Poder Legislativo. “O presidente da República não se mete numa coisa do Congresso Nacional. Se os partidos políticos entenderem que é preciso dar anistia e votar a anistia, isso é um problema do Congresso”, afirmou.
A manifestação de Lula reforça a divisão entre os Poderes sobre o futuro político de Jair Bolsonaro, que enfrenta diversas investigações. Com a possibilidade de avanço do projeto de anistia no Congresso, o presidente já sinalizou claramente que não concordará com a medida, caso ela chegue à sua mesa.
Com informações do Metrópoles