Nos dias 16 e 17 de setembro, o Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) realizou mais uma edição da tradicional Feira de Oportunidades, evento que se consolida como ponte entre a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho. A programação aconteceu na Praça de Alimentação do Prédio 1 e reuniu alunos, egressos, empresários e visitantes.
A abertura oficial foi marcada por uma recepção na Sala de Multimeios, voltada aos empresários e parceiros. O momento foi dedicado à troca de experiências e ao fortalecimento de vínculos entre a instituição e o setor produtivo. O coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e organizador da Feira, Prof. Me. Daniel Ebias Gonçalves, esteve presente ao lado do Reitor da instituição, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão.
O Reitor destacou a relevância do evento como ferramenta de aproximação entre academia e empresas locais. “É uma grande oportunidade de unir a Academia com as empresas que investem em Formiga, isso é muito importante para nós. E o mais importante é que estas empresas poderão absorver os nossos futuros profissionais, que são os nossos alunos, tanto como estagiários, como nos futuros cargos, de chefia e outros. E, também, ser até concorrente deste pessoal, que faz bem em alguns sentidos. A FUOM e o UNIFOR-MG estão chegando na comunidade através deste pessoal, através do agronegócio, das variadas empresas de construções, certificações, então todos saem ganhando, principalmente os nossos alunos”, afirmou.
A Feira foi bem recebida pelos estudantes. Ana Júlia, aluna de Ciências Contábeis, elogiou a estrutura e as oportunidades oferecidas: “Está uma infraestrutura muito legal, com várias oportunidades para quem está precisando de um emprego, é uma Feira sensacional!”. Diogo Caetano, do sexto período de Ciência da Computação, também destacou o impacto positivo do evento: “Tem várias oportunidades, não apenas para a minha área, mas para todos. Então é muito interessante ver uma rede de conexões tão abrangentes”.
Entre os expositores, a avaliação também foi positiva. Vinicius Campos, da empresa Edil System, ressaltou a chance de apresentar soluções tecnológicas ao público: “A gente trouxe nosso sistema, que é um software, onde você consegue fazer uma gestão da sua empresa, emissão de documentos fiscais. Então trouxemos demonstração para o público”.
Renata Tertuliano, do Laboratório São Luiz, levou atividades interativas voltadas à área da saúde: “Nós trouxemos amostras de microscópio, lâminas para serem analisadas e várias brincadeiras bem divertidas para as pessoas conhecerem um pouco mais da área da saúde”.
Fabrício Camargos, da Maurício Canto Contabilidade, destacou a diversidade de perfis profissionais presentes: “Normalmente buscamos pessoas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, mas hoje, aqui na Feira, já recolhemos currículos de pessoas da Ciência da Computação, do Direito e todos estes cursos, principalmente pela modernidade e diversidade, também podem trabalhar numa contabilidade”.
Maria Luiza, representante da Certifica, reforçou a importância das habilidades comportamentais no processo seletivo: “Lá na Certifica olhamos muito o comportamental, além do técnico, que é muito importante para áreas específicas. Ter uma boa comunicação, uma pessoa que se porte bem e seja desenvolta é muito importante para nós”.
A Feira de Oportunidades 2025 contou com mais de 20 expositores de diferentes segmentos, como tecnologia, esportes, saúde, advocacia, agronegócio, exportação, engenharia e instituições financeiras. Entre os participantes estavam Sicoob Credifor, Top Internet, Clube Náutico, Clube Unifor, Grupo Canex, entre outros.
Com foco na geração de negócios e no fortalecimento do networking, o evento cumpriu seu principal objetivo: promover a integração entre estudantes, egressos e o mercado de trabalho.

Foto: UNIFOR-MG

Foto: UNIFOR-MG

Foto: UNIFOR-MG

Foto: UNIFOR-MG
Com informações do UNIFOR-MG