A vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o RB Bragantino, no último domingo (21), no Mineirão, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, consolidou a equipe mineira na vice-liderança da competição e aumentou suas chances de conquistar o título, segundo projeção do Departamento de Matemática da UFMG.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou a 50 pontos e reduziu para apenas um ponto a diferença em relação ao Flamengo, líder do campeonato com 51 pontos. A equipe comandada por Leonardo Jardim teve suas chances de título ampliadas de 18,9% para 23,8%, segundo as estatísticas da UFMG. Já o RB Bragantino permaneceu com 31 pontos, ocupando a nona posição na tabela.
Na atual projeção, o Cruzeiro aparece como o terceiro clube mais cotado para conquistar o Brasileirão. O Palmeiras lidera as estimativas com 40,3% de chances de título, seguido pelo Flamengo com 32,6%. O Mirassol, atual quarto colocado, aparece distante na corrida, com apenas 2,5% de probabilidade.
Libertadores praticamente garantida
Além da boa posição na briga pelo título, o Cruzeiro praticamente selou sua vaga na Copa Libertadores de 2026. O levantamento da UFMG aponta que o clube celeste tem 99,83% de chance de se classificar, mesma marca do Palmeiras e ligeiramente atrás do Flamengo, que lidera com 99,89%.
Após um início de temporada cercado de desconfiança, a equipe celeste encontrou equilíbrio sob o comando de Leonardo Jardim. Desde a sexta rodada, o time figura entre os quatro primeiros colocados — já são 20 rodadas consecutivas nesse patamar. Na primeira rodada, a Raposa havia terminado na terceira posição.
Embalado pela boa fase, o Cruzeiro volta a campo no próximo sábado (27), às 18h30 (horário de Brasília), quando enfrenta o Vasco, em São Januário, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe segue firme na disputa pelo título e com a vaga na Libertadores praticamente assegurada, consolidando-se como uma das principais forças da atual temporada.
Com informações do Itatiaia Esporte