Dois suspeitos de envolvimento no ataque a tiros na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no interior do Ceará, foram identificados pela polícia nesta sexta-feira (26). As identidades não foram divulgadas e os suspeitos ainda não foram presos.

O crime ocorreu na manhã de quinta-feira (25), durante o intervalo das aulas. As vítimas estavam no estacionamento da escola. Dois adolescentes morreram: Vitor Guilherme, conhecido como VG, de 16 anos, e Luís Cláudio Oliveira, de 17. Outros três estudantes ficaram feridos; dois já receberam alta e o terceiro permanece internado na Santa Casa de Sobral. Os velórios das vítimas estão marcados para esta sexta-feira.

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento do ataque. Dois homens em uma motocicleta estacionam próximo à escola. Um deles desce, sobe no meio-fio e se posiciona. Em seguida, o condutor também desembarca e ambos caminham até uma esquina. Logo depois, diversos disparos são ouvidos.

A motivação do crime ainda não foi esclarecida. Durante a ocorrência, a polícia apreendeu uma quantidade de drogas, uma balança de precisão e embalagens com uma das vítimas. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas e realizaram os primeiros levantamentos no local.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou, por meio de nota enviada à rádio Itatiaia, que todas as forças de segurança estão empenhadas na localização e captura dos responsáveis pelas mortes.

Na quarta-feira (24), uma tentativa de homicídio foi registrada ao lado de outra escola pública em Sobral, no bairro Sumaré. Até o momento, não há confirmação de relação entre os dois casos.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se pronunciou sobre o ataque por meio das redes sociais. “Recebi com indignação e profundo pesar a informação da morte de dois adolescentes e outros três baleados numa escola de Sobral, um fato gravíssimo e intolerável. Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias. Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel”, escreveu.

O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também lamentou o ocorrido. Ele afirmou que equipes especializadas em situações de crise e violência extrema, por meio do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares, acompanham o caso. Em publicação nas redes sociais, disse ter telefonado para o governador e colocado toda a estrutura do Ministério da Educação (MEC) à disposição. “A hora é de unir forças e trabalharmos juntos para preservar a escola como espaço sagrado, lugar de paz e de acolhimento”, declarou.

Em 2022, outro ataque a tiros foi registrado em Sobral, quando um jovem atirou contra três colegas dentro de uma sala de aula em outra escola da cidade.

Com informações do Itatiaia

 

COMPARTILHAR: