A Cúpula de Líderes da COP30 teve início nesta quinta-feira (6), em Belém (PA), reunindo mais de 120 autoridades internacionais. O evento, contudo, ocorre sem a presença dos governos dos Estados Unidos e da Argentina, que decidiram não enviar representantes oficiais.
Segundo informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, estão confirmadas na cúpula mais de 120 lideranças globais, entre presidentes, primeiros-ministros, ministros de Estado e diplomatas. O encontro marca uma das principais etapas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que discute ações e compromissos para enfrentamento da crise climática.
Apesar da ampla adesão internacional, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Argentina, Javier Milei, não compareceram ao evento e também optaram por não enviar delegações de seus governos. Fontes da embaixada norte-americana informaram que, no caso dos Estados Unidos, a ausência se deve ao shutdown — paralisação temporária da máquina pública federal.
Com a ausência dos governos de Trump e Milei, a Cúpula de Líderes da COP30 segue em Belém com a presença de representantes de mais de uma centena de países, reforçando o debate global sobre políticas climáticas e sustentabilidade.
Com informações do Metrópoles










