Com a entrada de dezembro, a montagem da decoração de Natal em fachadas, janelas e árvores começa a fazer parte da rotina dos moradores de BH. Pensando na segurança da população, a Cemig reforçou as orientações com a rede elétrica durante a instalação dos enfeites natalinos.

A companhia destaca que os cuidados devem ser redobrados para evitar choques, curtos-circuitos e acidentes graves e alerta especialmente para riscos em áreas externas, próximas à fiação e aos postes, onde incidentes se tornam mais frequentes nesta época do ano.

Entre as recomendações, a empresa proíbe ligar luzes decorativas diretamente na rede elétrica ou fixar enfeites em postes usando ganchos, arames ou qualquer tipo de suporte improvisado. Além de ilegal, a prática coloca consumidores em contato com a alta tensão, aumentando o risco de acidentes fatais.

A Cemig também orienta a evitar lâmpadas incandescentes nas árvores de Natal, já que o calor excessivo pode causar incêndios.

Lâmpadas de LED

Para garantir uma instalação segura, a distribuidora sugere a preferência por lâmpadas de LED, que consomem menos energia e esquentam menos, e recomenda a checagem completa de fios, extensões e conexões, que não devem apresentar partes desgastadas ou desencapadas.

Em fachadas e janelas, a orientação é manter distância segura da fiação externa. Em casos de instalações mais complexas, o ideal é buscar o auxílio de um eletricista.

Veja as dicas completas:

  • Não ligar luzes ou enfeites diretamente na rede de distribuição
  • Não utilizar ganchos, arames ou objetos para fixar decoração em postes de energia
  • Evitar totalmente o contato com a fiação externa durante a instalação
  • Não usar lâmpadas incandescentes em árvores de Natal, devido ao risco de incêndio
  • Priorizar o uso de lâmpadas de LED, que esquentam menos e consomem menos energia
  • Verificar o estado de conservação de fios, extensões e conexões
  • Manter distância segura da rede elétrica ao decorar fachadas, varandas e janelas.
  • Procurar auxílio de um eletricista em instalações externas ou mais complexas.

Fonte: Agência Content Box

 

 

COMPARTILHAR: