É nebuloso o crime que ocorreu na noite de segunda-feira (23) na sede do antigo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no bairro Engenho de Serra.
De acordo com os vizinhos, o local que está vazio desde maio de 2013, foi arrombado e dezenas de documentos foram espalhadas pelas salas.
Para obter detalhes do que ocorreu, nossa equipe entrou em contato com a Polícia Militar para saber se algo havia sido furtado. Estranhamente, a informação repassada pelo responsável pelo setor de comunicação da 13ª Companhia Independente, Sargento Caputo, nenhum Boletim de Ocorrência foi lavrado sobre o arrombamento, que ocorreu em um prédio público.
A equipe de redação visitou a antiga sede do Caps, cujos portões não ficam trancados, e encontrou o prédio completamente depredado, com vidros quebrados e muita sujeira, além de marcas de sangue. Em uma das salas, centenas de documentos continuam espalhados. Fichas de pacientes, prontuários e notificações feitas às autoridades, além de livros e apostilas. Em um dos banheiros também foram encontrados muitos retalhos de pano, talvez usados nas oficinas terapêuticas que antes eram realizadas no local. Material deixado jogado, provavelmente, quando o Centro foi transferido para o bairro Santo Antônio.
Como o local, que é de propriedade do Estado, ainda se mantém sob os cuidados da Prefeitura, três perguntas foram enviadas para a Secretaria de Comunicação:
? Quais documentos públicos estavam guardados no local, que já não é mais usado pela Prefeitura?
? Por que o Boletim não foi lavrado?
? Por que a administração adota, mais uma vez, a postura de não acionar a polícia nesses casos, como ocorreu em uma invasão no Posto de Saúde do Bairro Geraldo Veloso?
Em resposta oficial, a Secretaria de Saúde informa apenas que: ?Os documentos referentes ao Caps já haviam sido transferidos para a nova sede. O prédio antigo pertence ao Estado. A Secretaria de Saúde vai apurar o que houve para avaliar a necessidade de tomar alguma medida?.
Resposta que em nada responde aos questionamentos feitos pelo jornal e que ainda negam o óbvio, que os documentos eram do Caps. Ainda que antigos, não deveriam ficar jogados naquelas condições por conterem dados pessoais de pacientes.
Ainda que os documentos não estivessem no local, um prédio do Estado e, portanto público, não deveria estar nas atuais condições, abandonado e servindo de abrigo para usuários de drogas. Mais dinheiro público que escoa pelos ralos da ineficiência administrativa dos governos.
Formiga
Sede do antigo Caps é arrombada e Prefeitura não registra BO
- por Últimas Notícias
- 27/03/2014 - 21:18








