Formiga

Chuva ainda não foi suficiente para encher mananciais em Minas

As chuvas que chegaram no fim de semana e que devem continuar nos próximos dias não foram suficientes para aumentar o volume dos rios que abastecem regiões e municípios que sofrem com a falta de água. Em São Roque de Minas, cidade onde está uma das entradas do Parque Nacional da Serra da Canastra, as nascentes ainda não voltaram a correr. ?Na região rural, onde os produtores captavam a água das nascentes, as chuvas não tiveram efeito nenhum?, declara André Picardi, secretário de Meio Ambiente e Turismo do município. ?No parque, a chuva também não fez diferença e a nascente do rio São Francisco não está correndo. O que melhorou foi a vegetação e houve diminuição das queimadas?, acrescenta Picardi.
Segundo Márcio Pedrosa, coordenador do Comitê dos Afluentes Mineiros do Alto São Francisco, não houve, por enquanto, qualquer diferença do cenário com a chegada das chuvas. ?Não impactaram em nada. É muito pouca chuva para isso. Apenas a poluição e a fumaça que diminuíram?, afirma. Pedrosa afirma que a represa de Três Marias continua com um volume de 3,5% a 3,8% do normal. Na represa de Sobradinho, na Bahia, o volume está em 18%.

Transposição deveria ter revitalização

Já foram gastos na transposição do rio São Francisco ? que não está pronta ? R$ 8 bilhões, segundo Márcio Pedrosa.
Menos de 10% desse valor foi gasto com a revitalização de nascentes e matas ciliares. ?Para cada real gasto com a transposição do rio, o ideal seria que fossem gastos R$ 2 com a revitalização dos mananciais. Sem essas ações para recuperar os rios, ano que vem teremos os mesmos problemas?, critica Pedrosa.