Formiga

Piloto do projeto: ‘Empoderando o Campo: Mulheres no Agro’ é realizado em Formiga

Na terça e quarta-feira (7 e 8), foi realizado pela Prefeitura de Formiga, por meio do Banco Municipal de Alimentos, Setor de Políticas Rurais, Setor do Cadastro Único e Emater-MG, um piloto do projeto: Empoderando o Campo: Mulheres no Agro.

O projeto visa fortalecer o protagonismo da mulher do campo nos trabalhos que já realizam, porém, são apresentados muitas das vezes por seus maridos. Busca também incentivar a criação de novas atividades produtivas, fortalecer a participação e organização delas em atividades coletivas, programas de geração de renda e orientá-las em seus direitos e como usufruir deles.

Foram abordados assuntos sobre a Declaração de Aptidão (DAP) ao PRONAF, Cadastro Único e seus benefícios para as famílias do campo como o benefício Auxílio Inclusão Produtiva Rural e a importância da liderança feminina no campo.

Com esse incentivo, espera-se aumentar a participação das mulheres rurais em mais projetos, inclusive no Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que ainda é muito pequena e assim valorizar ainda mais a mão de obra rural feminina. Nessa primeira etapa foram visitadas as comunidades rurais de Fivela, Vendinha, Boa Esperança, Cunhas, Albertos e Córrego do Atalho.

Fonte: Decom