Internacional

Massacre na véspera de Natal deixa 140 mortos na Nigéria

As autoridades de 17 vilas do estado Plateau, na Nigéria, relatam que 140 pessoas foram mortas com armas de fogo, facões e pedras, no último domingo (24), véspera de Natal. Há, ainda, relatos de casas queimadas.

O presidente da Nigéria, Bola Tinubu, condenou os ataques, nessa terça-feira (26).

Condeno veementemente os ataques hediondos e brutais nas áreas do governo local de Bokkos e Barkin-Ladi, no estado de Plateau, que tragicamente resultaram na perda de muitas vidas”, afirmou.

Ele ordenou que as forças de segurança investigassem o ocorrido, encaminhou mobilização de socorro para os sobreviventes, e ressaltou que buscará por justiça aos afetados.

Garanto a todos os nigerianos que os comboios de morte, dor e tristeza responsáveis ​​por estes atos não escaparão à Justiça”, concluiu o presidente nigeriano.

Nas redes sociais, o governador de Plateau, Caleb Mutfwang, lamentou o ocorrido na véspera de Natal.

Este realmente foi um Natal sangrento para nós. Tivemos que celebrar o Natal com o coração pesado“, escreveu.

Temos nada menos que 17 comunidades que foram completamente tocadas e derrubadas por esses bandidos e criminosos. Foi um Natal muito assustador para nós no Plateau“, desabafou Mutfwang.

Mutfwang considera que os ataques foram coordenados, e que equipamentos pesados foram utilizados. Ele ainda anunciou que se reuniria com o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, nessa terça-feira (26), para tratar do assunto.

Ainda não há informações sobre o que teria provocado a sequência de mortes e nenhum grupo político admitiu responsabilidade.

 

Fonte: Metrópoles