Cinco pessoas foram presas suspeitas de envolvimento com garimpo clandestino durante uma operação realizada nessa quinta-feira (25) no Sul de Minas Gerais. A ação conjunta das forças de segurança ocorreu ao longo dos leitos dos rios Verde, Baependi e Aiuruoca, com foco no combate à extração ilegal de pedras preciosas e a crimes ambientais.
Durante o primeiro dia da operação, foram fiscalizados 24 alvos localizados às margens dos rios. As equipes destruíram 22 dragas irregulares utilizadas na atividade de garimpo ilegal, apreenderam 11 embarcações, lavraram 33 autos de infração e cumpriram quatro mandados de busca e apreensão.
As multas aplicadas durante a operação somam R$ 301.800.
Ao longo de mais de 40 quilômetros dos leitos dos rios Verde e Sapucaí, as equipes apreenderam aproximadamente 300 gramas de ouro, cinco aparelhos celulares, dois veículos, duas motocicletas, dois motores de popa, duas embarcações de alumínio, um reboque e R$ 3.940 em dinheiro.
Segundo as autoridades, o prejuízo estimado à organização criminosa é de aproximadamente R$ 1 milhão.
Além de combater a extração irregular de pedras preciosas, a operação também realiza fiscalizações voltadas ao enfrentamento de crimes ambientais, como desmatamento e queimadas.
As ações têm como objetivo preservar o meio ambiente, proteger o patrimônio natural, o capital ambiental e as belezas naturais de Minas Gerais, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a paz social.
Além das forças policiais, a operação conta com a participação de órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental e mineral, que atuam de forma integrada nas ações realizadas na região.
Com informações do O Tempo






