Uma solenidade realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na terça-feira (1o), marcou a posse dos deputados da 17a Legislatura. A reunião também representou a instalação da legislatura e o início de sua primeira sessão legislativa (ou ano de trabalhos legislativos).
A cerimônia foi conduzida pelo deputado Hely Tarquínio/PV, o mais velho entre os eleitos, e contou com as presenças das autoridades mais importantes do Estado, como o governador em exercício Alberto Pinto Coelho e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Renato Santos Costa.
Um a um, os deputados eleitos em 2010 e diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) foram chamados para prestar o juramento constitucional e assinar o termo de posse. Depois disso, o presidente declarou os deputados empossados e fez a declaração oficial de instalação da 17a Legislatura e sua primeira sessão legislativa ordinária.
Entre os deputados estaduais eleitos se destacam alguns que têm tido importante atuação em Formiga e receberam como retorno o voto de confiança dos formiguenses, como Antônio Carlos Arantes/PSC, reeleito com 74.542 votos, e que também convidou a redação do jornal Nova Imprensa e portal Últimas Notícias para a cerimônia de posse. O parlamentar enfatizou que trabalhará em prol do desenvolvimento da região e focará suas ações em programas ou projetos que tragam também geração de emprego, além disso ponderou que está muito motivado para este mandato. ?Estou renovado, tenho certeza que com fé em Deus acima de tudo, com pessoas boas trabalhando ao nosso lado, com políticos sérios e com a nossa experiência já adquirida, temos tudo para fazer deste mandato muito melhor que o primeiro?. Antônio Carlos não se esqueceu também de mencionar que áreas como Educação, Saúde, Ação Social, Segurança Pública e Esporte serão também uma prioridade.

Suplentes tomam posse
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais deu posse na quarta-feira (2) em Reunião Especial, aos suplentes de deputados Rômulo Veneroso/PV e Delvito Alves/PTB, que assumem as vagas deixadas pelos deputados Agostinho Patrus Filho/PV e Braulio Braz/PTB, respectivamente, nomeados secretários de Estado pelo governador Antonio Anastasia. Outros três suplentes de deputado tomaram posse na quinta-feira (3), em Reunião Especial do Plenário. Foram eles Luiz Carlos Miranda/PDT, Romel Anízio/PP e Ana Maria Resende/PSDB, que assumem as vagas de Carlos Pimenta/PDT, Gil Pereira/PP e Lafayette de Andrada/PSDB, também licenciados para ocupar secretarias de Estado.
A última das seis vagas que foram abertas em função do afastamento de deputados seria ocupada nesta sexta (4), às 11h, em Reunião Especial para posse de Juninho Araújo/PTB.

Mesa diretora
Os deputados da Assembleia Legislativa elegeram na terça-feira (1º) os integrantes da mesa diretora para o biênio 2011-2013. A nova composição é a seguinte: deputado Dinis Pinheiro/PSDB, presidente; deputado José Henrique/PMDB, 1º vice-presidente; deputado Inácio Franco/PV, 2º vice-presidente; deputado Paulo Guedes/PT, 3º vice-presidente; deputado Dilzon Melo/PTB, 1º secretário; deputado Alencar da Silveira Jr./PDT, 2º secretário; deputado Jayro Lessa/DEM, 3º secretário.

COMPATILHAR: