Em uma fazenda, localizada em São João Batista do Glória, o frio mais intenso deste ano levou à adoção de roupinhas para 15 bezerras recém-nascidas. Além de dormirem em lugares cobertos, as bezerras “vestidas” ficam mais protegidas e ganham maior bem-estar com as camisas.

Após ver uma dica publicada no perfil de Instagram “Bezerrinsta”, da médica veterinária Mariana Marcondes, a técnica agrícola Kethlen Aguiar adaptou camisas masculinas de algodão e vestiu as bezerras para melhor protegê-las do frio no seu primeiro período de vida. A proposta foi aproveitar camisas usadas, bastando cortar o comprimento das mangas, e por isso não houve custo para implantar a ideia.

“Estamos fazendo isso com as bezerrinhas mais novas, já vestimos cerca de 15 bezerras, até que elas cresçam e estejam mais habituadas com o clima. É a primeira vez que isso foi feito na fazenda, pois nos anos anteriores não houve esse frio tão forte”, explicou Kethlen.

Segundo ela, a ideia é continuar vestindo as recém-nascidas, lembrando que a zona de conforto térmico das bezerras é de 20°C a 25°C. “Acima ou abaixo disso, dependendo da umidade do ar, as bezerras iniciam estresse térmico gradual”, informou.

A veterinária contou ainda que para preparar as camisas e vestir as bezerrinhas não dá muito trabalho, ou seja, é uma ação simples para toda fazenda, bastando boa vontade. “Vestimos elas após a mamada da tarde, esperamos elas brincarem e se acalmarem para colocarmos as roupinhas nelas”, disse Kethlen.

A busca cotidiana de soluções ou inovações é incentivada na Fazenda Capetinga, que adota o sistema de gestão “Agro Mais Lean”, no qual se busca um melhor desempenho do negócio baseado na redução de desperdício, no engajamento e no desenvolvimento da equipe.

Por isso, Kethlen e sua colega na Fazenda Capetinga, Isabela Santos, que também é técnica agrícola, sugeriram o “enriquecimento ambiental” no bezerreiro. Foram penduradas bolas para as “meninas” brincarem de cabecear, e afixados escovões nos mourões, onde as bezerrinhas podem massagear as costas. Para essa ação, as técnicas e o gestor da fazenda, o também médico veterinário, Marcelo Maldonado Cassoli pesquisaram diferentes fontes sobre bem-estar animal, como o material de certificação do programa “Beba Mais Leite”.

Fonte: Folha da Manhã

 

COMPATILHAR: