Mais um feriado prolongado no calendário e para quem só pensa em viajar e está de malas prontas para aproveitar e não tem noção da importância do feriado do dia 15 de novembro, nós explicamos:
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
No dia 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o país seria governado por um presidente escolhido pelo povo por meio das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil. Em 2013 o Brasil comemora 124 anos de República.
Hasteamento da bandeira
Por se tratar de um feriado cívico, pela Proclamação da República, como está descrito na Constituição Federal, a bandeira do país deve estar hasteada em todos os prédios públicos e estabelecimentos de ensino públicos na sexta-feira (15).

Comentários
COMPATILHAR: