Com o slogan Afine sua saúde. Cuide da sua voz, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, com o apoio da Academia Brasileira de Laringologia e Voz e da Sociedade Mineira de Otorrinolaringologia, lança a campanha, estrelada pela cantora Cláudia Leitte, para comemorar o Dia Mundial da Voz (16 de abril). Em todo o país, otorrinolaringologistas alertam para o cuidado com as pregas vocais – responsáveis pela vibração que produz a voz – que ficam sobrecarregadas quando são muito exigidas, tal como qualquer outra estrutura do corpo humano.
Cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho. Dentre eles estão professores, leiloeiros, cantores, atores, vendedores ambulantes, advogados, telefonistas, recepcionistas, políticos, líderes religiosos, jornalistas, operadores de telemarketing. Em geral, o uso abusivo das cordas vocais é a grande razão para os problemas com a voz. O tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas também são agravantes, sendo o fumo responsável por 97% dos casos de câncer de laringe, afirma o otorrinolaringologista Márcio Fortini, presidente da Sociedade Mineira de Otorrinolaringologia.
De acordo com Fortini, prestar atenção em alguns sinais que o nosso corpo nos envia pode ser a principal arma para o primeiro diagnóstico. A rouquidão, por exemplo, é o principal sintoma do câncer de laringe e a maioria das pessoas a considera apenas um sinal de gripe. Ao ficar rouco por mais de 15 dias, deve-se procurar um médico otorrinolaringologista para um exame preventivo, ressalta o especialista.
Apesar de apresentar um significativo aumento no nível de conscientização das pessoas sobre os problemas relacionados à voz, o Brasil é o segundo país com maior incidência de câncer de laringe, ficando atrás somente da Índia. São, ao todo, 15 mil casos diagnosticados por ano, com grande possibilidade de cura quando diagnosticado no início, de acordo com dados da Academia Brasileira de Laringologia e Voz.
Existem diversos exames que podem ser realizados em um paciente com problemas na voz, conforme o caso. O principal deles é a laringoscopia, em que a laringe e as cordas vocais são examinadas pelo em busca de alguma alteração que justifique os sintomas apresentados. O exame é realizado ambulatorialmente, com ou sem utilização de anestesia tópica, feita com sprays anestésicos. O exame pode ser feito pela boca (com espelhos de laringe ou laringoscópios rígidos) ou pelo nariz (utilizando nasofibroscópios flexíveis) e dura poucos minutos, explicam especialistas.

Fique atento a esses sintomas
? Rouquidão persistente;
? Perda de voz;
? Pigarro;
? Dor ou ardência na garganta;
? Dificuldade para engolir;
? Dificuldade para respirar.
Como cuidar da voz
? Não fumar;
? Não forçar a voz;
? Não gritar e cochichar;
? Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras;
? Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica;
? Não pigarrear excessivamente;
? Ingerir muito líquido em temperaturas frescas ou ambiente;
? Evitar bebidas alcoólicas;
? Evitar alimentos que causem azia ou má digestão;
? Evitar ambientes com muita poeira, mofo e cheiros fortes.

COMPATILHAR: