Na sexta-feira e sábado passados (25 e 26), a Secretaria Municipal de Educação promoveu a 1ª Jornada da Educação Inclusiva. O encontro ocorreu no Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap) e reuniu cerca de cem educadoras da rede municipal de ensino que trabalham com crianças portadoras de necessidades especiais.
No primeiro dia do evento, as educadoras tiveram a oportunidade de assistir à palestra ?Os desafios da Educação Inclusiva?, ministrada pelo professor Márcio Pereira, presidente do Fórum Mineiro de Educação Inclusiva e coordenador da Escola Estadual Helena Antipoff, em Divinópolis.
?As colocações do professor fizeram com que os presentes refletissem bastante sobre o papel da escola e toda a comunidade escolar na educação inclusiva. A inclusão não é do aluno nem da escola e sim de toda a comunidade escolar, que tem de pensar de forma inclusiva para que todos tenham direito ao aprendizado?, comentou a coordenadora do Centro de Formação Continuada (Cefoc), Dagmar Damasceno.
A coordenadora ainda ressaltou que ?com a palestra ?Educação Inclusiva: possibilidades e desafios atuais?, a rede municipal de educação se adianta nas discussões sobre o tema e demonstra a importância da inclusão não só para a escola, mas para todo o município.
Já no sábado, foram realizadas diversas oficinas temáticas sobre deficiência intelectual; deficiência auditiva e deficiência visual. A coordenadora do Cemap, Débora Bessas, explicou que, durante as oficinas, as educadoras tiveram a oportunidade de conhecer técnicas e testes que deverão ser aplicados em salas de aula e que podem detectar alguma alteração no desenvolvimento dos alunos. Cada educadora recebeu um kit com esses testes, que serão aplicados em 100% dos alunos. Caso seja detectada alguma alteração, esses alunos serão encaminhados ao Cemap.
?Todos os que participaram da jornada acharam o evento muito proveitoso. O professor Mário Pereira fez uma parceria conosco, que ele é diretor de um centro muito parecido com o nosso. Pretendemos trocar experiências e realizar alguns trabalhos e palestras em conjunto. No sábado, recebemos ainda a visita de médicos parceiros de nossa instituição, muitos não conheciam o Cemap e ficaram encantados. Além disso, as educadoras puderam tirar algumas dúvidas com esses profissionais?, contou a coordenadora do Cemap.

COMPATILHAR: