Da Redação

O órgão de tubos da Paróquia São Vicente Férrer, o quinto maior do Brasil, completará 80 anos. Para celebrar a data, organistas famosos realizarão concertos na Igreja Matriz.

O primeiro recital ocorrerá  nesta sexta-feira (7), em homenagem ao dia do padroeiro São Vicente Férrer, celebrado no dia 5 do mesmo mês. A apresentação será realizada às 20h15 na Matriz São Vicente Férrer e ficará a cargo da organista internacional Edite Rocha que será acompanhada pelo Coral Municipal.

A segunda apresentação está prevista para junho, ocasião do aniversario da cidade. Quem tocará será o organista formiguense Antônio Olímpio Nogueira. A Secretaria de Cultura pretende realizar, pelo menos, mais um concerto até o final do ano.

Os recitais serão promovidos pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Paróquia São Vicente Férrer.

Histórico

O órgão foi instalado na Igreja Matriz de São Vicente Férrer em 1937, tendo sido especialmente produzido para o templo em uma iniciativa do pároco local, padre Remaclo Foxius e do imigrante austríaco residente em Formiga, Franz Stangelberger. Este era sobrinho-neto do compositor Franz Schubert e lecionava matemática em Formiga, tendo sido o principal organista do instrumento até o fim a vida dele. Os construtores foram os alemães Karl Egon Mohrle e Gustav Weissenrider, que trabalharam na conceituada fábrica de órgãos alemã E. F. Walcker & Co., de Ludwigsburg, Wurttemberg, fundada em 1780. Os dois foram enviados ao Brasil em 1930 pela empresa Walcker para a montagem do órgão do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro. A partir de então, Karl Egon Mohrle, conhecido no Brasil como Carlos Mohrle, construiu e reformou diversos órgãos no país até o final da década de 1950.

Por meio de Lei Municipal, o órgão foi instituído como patrimônio histórico de Formiga em 2004, sendo no mesmo ano, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).

COMPATILHAR: