Escolas do Triângulo Mineiro, Centro-Oeste de Minas e da Zona da Mata estão entre as 250 instituições de ensino do Brasil, selecionadas para participar do projeto piloto “Robótica Espacial” – uma parceria da Universidade de Brasília (UNB), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). 

Com inspiração no veículo do programa de voo espacial tripulado “Artemis”, desenvolvido pela NASA, os alunos irão utilizar plataformas de simuladores para criar e montar um robô “Rover Veicule”.

Ao final de cada etapa do curso, os estudantes farão um teste para mensurar os níveis de aprendizado em cada tecnologia. O robô, que inicialmente é produzido em ambiente virtual, poderá ser modelado através de uma impressora 3D.

“Os estudantes irão trabalhar o ciclo de produção característico de um produto, prototipação, simulação do funcionamento, em um ambiente computacional”, detalhou o coordenador do projeto, José Carneiro.

Segundo a UNB, o objetivo do projeto é encontrar tecnologias educacionais compatíveis com a realidade heterogênea das escolas do Brasil, de forma a estimular o desenvolvimento de novas formas de aprendizagem.

“A ideia fundamental do projeto é exatamente colocar essas tecnologias [educacionais] em diferentes realidades socioeconômicas e de infraestrutura”, declarou Carneiro.

Ao todo, foram selecionadas 5 escolas do Triângulo Mineiro, 2 do Centro-Oeste de Minas e 1 da Zona da Mata. Veja abaixo.

Triângulo Mineiro

Na região do Triângulo Mineiro, foram selecionadas 5 escolas: 4 em Uberlândia e 1 em Uberaba.

  • Escola Municipal Professor Ladário Teixeira (Uberlândia)
  • Escola Municipal Odilon Custódio Pereira (Uberlândia)
  • Escola Municipal Professora Josiany França (Uberlândia)
  • Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marquez (Uberlândia)
  • Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães (Uberaba)

A Escola Municipal Professor Ladário Teixeira já está na execução final e será uma das contempladas com uma impressora 3D. As outras escolas, ainda são novas no projeto.

Centro-Oeste de Minas

As escolas selecionadas no Centro-Oeste de Minas são da cidade de Bom Despacho. A primeira, nova no projeto, é a Escola Municipal Coronel Praxedes e a segunda é a Escola Municipal João Dornas Filho.

Zona da Mata

a Zona da Mata e Vertentes, a instituição selecionada é do município de Barbacena, a Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. Segundo a UNB, um dos alunos já terminou o projeto.

Fonte: G1

COMPATILHAR: