O setor de veículos acelera rumo a um novo recorde. Até novembro, segundo dados preliminares do mercado, já foram emplacados 3,29 milhões de automóveis e comerciais leves. Só em novembro, foram 14.848 por dia.
Se essa média se repetir em dezembro, considerando que serão pelo menos 24 dias úteis, o mercado vai fechar o ano com 3,59 milhões de unidades, um crescimento de 4,9% em relação aos 3,42 milhões vendidos em 2011. No ano passado, o aumento foi de 2,9%.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Concessionários de Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG), Mauro Pinto de Moraes Filho, tudo indica que o recorde se confirmará.
Dezembro já é naturalmente mais aquecido e, como será o último mês do IPI reduzido, teremos uma corrida às concessionárias, afirma Moraes Filho.
Pelas estimativas de Moraes Filho, Minas Gerais vai encerrar o ano com um crescimento um pouco acima da média nacional. O Brasil deve crescer na casa de 5% e Minas deve ter um aumento entre 6% e 7%, pois, até o acumulado de novembro, as vendas de automóveis e comerciais leves já cresceram 5,8%, destaca.
Na avaliação do presidente do Sincodiv, se não fosse o benefício da isenção do IPI, que barateou os carros zero km em 7%, o setor fecharia o ano com retração. Considerando todos os tipos de veículos, foram 567 mil unidades emplacadas, 3,16% a menos em relação aos 11 primeiros meses do ano passado.
Houve redução de vendas em caminhões, mas esse setor deve terminar estável, e queda nas motos, com as vendas reduzidas devido ao reflexo das mudanças na política de crédito, que afetaram muito o segmento, explica.
No acumulado de janeiro a novembro, a Fiat mantém a liderança do mercado, com 24% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil. A Volkswagen vem em segundo lugar, com uma fatia de 20,8%, seguida da General Motors (GM), com 17,7%. A Ford é a quarta colocada, com 8,1% do mercado nacional.

COMPATILHAR: