A unidade do Banco de Alimento Maria Athanázia de Freitas, em Formiga, tem sido destaque nos encontros de segurança alimentar e modelo para outras cidades da região, devido ao desempenho da equipe em promover ações que aumentam a cada dia a quantidade de parceiros e de doações.
Um balanço da instituição mostra que, em seis meses, o Banco de Alimentos já doou mais de 124 toneladas de alimentos entre hortifrut, mel, polvilho, feijão e outros. De acordo com o coordenador da unidade, Adriano Silva, o número é o maior desde a implantação da entidade em Formiga. ?A expectativa é que esse número aumente ainda mais. Em 2009, fechamos o ano com 200 toneladas e, agora, já estamos com 124. Quanto mais parceiros tivermos, mais doações nós conseguiremos fazer e diminuir o sofrimento de muitas pessoas?, afirma Adriano
A unidade já tem parceiros como supermercados, produtores rurais, sacolões, Penitenciária, Casa de Acolhimento Sacramento de Amor, Casa de produtos agrícolas, dentre outros.
Interessados em fazer parte dessa rede solidária podem ligar no telefone (37) 3322?3835 ou ir à sede do Banco de Alimentos, à rua Nossa Senhora da Abadia, 574, bairro Água Vermelha. É importante lembrar que a unidade faz o recolhimento das doações no local indicado pelo doador.
Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos está funcionando desde abril de 2007. Com a finalidade de combater o desperdício, sobretudo de frutas e verduras, por meio do reaproveitamento, a entidade recebe diversas visitas de representantes das cidades vizinhas que desejam conhecer o trabalho realizado.
Atualmente, o Banco de Alimentos emprega seis funcionários, sendo uma nutricionista, três auxiliares de serviços gerais, um motorista e um responsável pela coordenação dos trabalhos.
Os alimentos doados são recolhidos e levados para o local, onde são separados e higienizados, para então serem encaminhados às instituições sociais e famílias carentes, que beneficiam aproximadamente 12 mil pessoas.

COMPATILHAR: