A terceira edição do Festival do Peixe, realizada neste final de semana em Pontevila foi considerada um sucesso pela administração municipal.

O evento, que começou na noite de sexta-feira (20), movimentou as ruas do distrito turístico. Entre o público presente, havia participantes do Encontro de Motociclistas que estavam hospedados em Formiga.

O Festival do Peixe é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, e já virou uma tradição em Pontevila.

Tendas foram montadas para abrigar os visitantes, que saborearam deliciosos e variados pratos de peixes criados na própria região do distrito e prestigiaram a musicalidade de um trio sertanejo, na sexta, e do músico Felipe, no sábado.

Morador da comunidade há 62 anos, o pescador João Ramos da Silva, forneceu 20 quilos de peixe para proprietários de bares que prepararam os pratos. “Esse festival, além de me ajudar no trabalho, me proporciona muita alegria, porque nele encontro os amigos, converso e ainda saboreio os peixes que comercializo”, comentou.

Um dos pratos servidos pelo comerciante Erli Pires Viana, proprietário há 15 anos de um bar em Pontevila, é a porção de tilápia e traíra fritas. “Esse festival é um evento que movimenta a comunidade e todo ano nós ficamos esperando por ele”.

A dona de casa Maria Helena Olindo, que reside em Córrego Fundo, visitou pela primeira vez o Festival do Peixe e opinou sobre o evento. “Fui convidada a vir neste festival e estou adorando. É muito bom saber que perto da minha cidade tem um evento tão bom. Espero voltar no ano que vem”.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Alisson Sá, avaliou positivamente a terceira edição do festival. “Foi um evento muito esperado e que atendeu as nossas expectativas. O público compareceu e os pratos agradaram o paladar dos visitantes. Além disso, tudo ocorreu na tranquilidade e total descontração”.

O Festival do Peixe faz parte do Programa “Gastronomia como Fonte de Renda e Emprego”, que está no Programa de Metas Administração 2017/2020. De acordo com o prefeito Eugênio Vilela, este e é um dos vários eventos programados na agenda da Prefeitura e um dos mais importantes, porque atende a intenção da Administração Municipal em fomentar o turismo em Pontevila e apoiar a gastronomia local como possibilidade de geração de emprego e renda, transformando-a em uma atração para o turista.

A presidente do Centro Comunitário de Pontevila, Janaína Pedrosa também falou sobre o evento: “Toda a comunidade estava à espera deste festival. Ele atrai turistas e movimenta muito a economia de Pontevila”.

O festival contou com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e o apoio do Centro Comunitário de Pontevila e da Secretaria de Cultura.

COMPATILHAR: