O III Simpósio de Trombólise no Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi realizado por videoconferência, na sexta-feira (22).

 Participaram os médicos do Samu Oeste, profissionais da rede de urgência, os gestores hospitalares e de saúde da Região Ampliada Oeste.

O objetivo do encontro foi falar sobre o cenário do AVC no Brasil e a importância da estruturação na rede de AVC. Também foi discutido a respeito desta estruturação na Região com os três hospitais que serão referência, sendo o Complexo de Saúde São João de Deus em Divinópolis, O Hospital São Judas Tadeu (Santa Casa) de Oliveira e o Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna.

O Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi, fez a abertura do evento, agradeceu os organizadores e ressaltou a importância da estruturação da rede de AVC na região oeste. “Agradeço a dedicação da Larissa Martins, coordenadora do nosso Núcleo de Educação Permanente, o Dr. Lobão, Dra. Sheila, à Iniciativa Global na organização do evento. Agradeço também o trabalho de todos os envolvidos na construção da rede de AVC, mais um avanço positivo para atendimento à população. É a esperança de propiciar devida atenção e tratamento para os casos de AVC em nossa região”, enfatizou.

Também participou do evento a Coordenadora Estadual de Atenção às Urgências e Emergências, Letícia Fernanda Cota Freitas. “Estou feliz em participar do evento e agradeço o empenho do CIS-URG Oeste em montar a rede de AVC na região oeste. Contem com a coordenação para obtenção de recursos estaduais e apoio técnico”, destacou Letícia.

A palestra foi ministrada pela Dra. Sheila Cristina Ouriques Martins, que possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), residência médica em Neurologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2008).

Atualmente, é médica Professora da Faculdade de Medicina e da Pós Graduação em Ciências Médicas da UFRGS, Coordenadora do Programa de Neurologia Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Presidente da Rede Brasil AVC e Presidente-Eleita da World Stroke Organization que mostrou dados de casos de AVC no Brasil. “É a segunda causa de morte no país, são 400 mil novos casos por ano, com o custo em assistência hospitalar e sequelas alto e 80% dos casos são atendidos pelo SUS… O apoio do Samu tem sido fundamental para a chegada do paciente com rapidez. Percebo que na região oeste os gestores querem fazer funcionar essa rede, com essa integração, logo estará montada e salvando ainda mais vidas”, comentou.

Fonte: Samu

COMPATILHAR: