Levantamento feito pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) apurou que em janeiro deste ano foram bloqueados 331 CPFs (Cadastro de Pessoa Física) por perda ou roubo.
A secretária-geral da Jucemg, Marinely Bonfim, informou que esse serviço só é oferecido no Brasil pela autarquia mineira e impede a abertura de empresas fantasmas no Estado. Para isso, a Junta Comercial mantém a Central de Comunicação de Documentos Roubados, Furtados ou Extraviados. Funcionam atualmente no país 27 juntas comerciais.
Convênio de cooperação técnica será assinado entre a Jucemg e a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) para integrar os dois sistemas, facilitando a troca de informações e ampliando o bloqueio em todas as regiões mineiras.
A Jucemg já firmou acordos de cooperação técnica com a Polícia Federal, Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais e Fazenda Nacional, dando acesso a esses órgãos ao Cadastro Estadual de Empresas Mercantis, para as informações necessárias a investigações e ações judiciais. Também assinou convênio com a Rede de Controle de Administração Pública para fiscalizar os gastos públicos e combater a corrupção em todo o Estado. A iniciativa foi do Tribunal de Contas da União e da Auditoria Geral do Estado, com a participação de 17 órgãos públicos federais e estaduais.
A sede da Jucemg, em Belo Horizonte, os seis escritórios regionais, as 29 unidades do Minas Fácil e 11 postos conveniados fazem a prestação desse serviço de bloqueio de CPF ao cidadão. O processo é aberto com o preenchimento do requerimento em duas vias, obtido nas próprias unidades, ou no site www.jucemg.mg.gov.br . É só clicar em ?Serviços? e depois no item 3 ?Bloqueio de CPF?. O interessado deve ainda anexar xerox autenticado do documento de identidade, com foto, e o boletim de ocorrência registrada em qualquer Delegacia de Polícia.
A sede da Jucemg, em Belo Horizonte, funciona na avenida Santos Dumont, 380, Centro. O requerimento deve ser entregue no guichê de atendimento, no andar térreo, das 9h às 17h. As seis unidades regionais ficam nas cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Montes Claros.
O bloqueio de CPF pode ser feito também nas 29 cidades, onde há unidades do Minas Fácil: Araguari, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sete Lagoas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Varginha, Ubá, Uberlândia, Uberaba e Viçosa.
Os 11 postos de atendimento ficam em Alfenas, Boa Esperança, Contagem, Curvelo, Itaúna, Leopoldina, Muzambinho, Paracatu, São João del-Rei, Sarzedo e Teófilo Otoni.

COMPATILHAR: