O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971 embalado pelo sucesso dos festivais da TV Record, que revelaram grande parte dos principais compositores e intérpretes brasileiros.
Em 2005, o festival tomou nova dimensão e foi realizado em outras cidades mineiras, aumentando o número de vagas para os concorrentes e possibilitando que um público maior pudesse assistir os eventos.
Nesta edição, para comemorar os 40 anos de realização ininterrupta, a organização do evento está preparando uma programação especial. Para isso, o projeto 2010 foi incluído em uma vertente cultural muito mais ampla, que contempla, também, o cinema, teatro, dança, poesia, artes plásticas, música nas ruas, além de oficinas culturais.
Dividido em cinco etapas eliminatórias onde serão selecionadas seis semifinalistas em cada cidade, o 40º Fenac será realizado nos dias 30 e 31 de julho em Extrema, 6 e 7 de agosto em Formiga, 13 e 14 de agosto em Pouso Alegre, 20 e 21 de agosto em Varginha e nos dias 27 e 28 de agosto em Três Pontas. Em Boa Esperança acontecerão as duas semifinais, nos dias 4 e 5 de setembro, e a apresentação dos 10 finalistas, no dia 6 de setembro.
O 40º Fenac tem como principal objetivo promover a cultura brasileira no interior do estado de Minas Gerais e, nesta edição, entregará o troféu Lamartine Babo e R$186 mil em prêmios. No ano passado, 2500 compositores de 24 estados brasileiros participaram do festival. Este ano, 150 terão a chance de mostrar o seu trabalho ? 30 em cada cidade que sedia o evento, mostrando a boa música que se faz no país.
O evento é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet. As inscrições estão abertas até o dia 11 de junho. Mais informações (35) 3221-1020 ou acesse www.festivalnacionaldacancao.com.br.

COMPATILHAR: