Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (24) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 51% dos brasileiros que usam WhatsApp desistiram de fazer um comentário ou compartilhar algum conteúdo sobre política para evitar brigas com a família ou com os amigos.

A pesquisa mostrou ainda que 27% saíram de algum grupo para não discutir, e 19% deixaram de seguir ou bloquearam o perfil de um amigo, familiar ou mesmo de uma empresa por discordar de suas posições políticas. O levantamento aponta que 16% entraram em algum grupo em redes sociais para discutir e divulgar ideias políticas parecidas com a sua, e 14% mudaram a foto do perfil para apoiar alguma causa política.

O Datafolha entrevistou 2.948 pessoas nos últimos dias 5 e 6, em 176 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As respostas se referem a comportamentos adotados nos últimos 12 meses, ou seja, de dezembro de 2018 a dezembro de 2019, entre quem tem conta em redes sociais.

Também foi questionado se entrevistados acham que redes sociais mais espalham fake news do que informam:

  • Concordam: 59%
  • Discordam: 37%
  • Não sabem/não concordam nem discordam: 4%

E se redes sociais ajudam a dar voz a grupos que não têm espaço na sociedade:

  • Concordam: 77%
  • Discordam: 19%
  • Não sabem/não concordam nem discordam: 4%

A pesquisa apontou ainda que para metade dos brasileiros, as redes sociais têm papel relevante no cenário político: para 43%, elas ajudam a influenciar a decisão de políticos. Segundo o Datafolha, esse índice sobre para 53% entre quem tem o PSL como partido de preferência. Veja abaixo:

Redes sociais são importantes para fazer com que políticos prestem atenção no que as pessoas estão discutindo:

  • Muito importantes: 54%
  • Pouco importantes: 30%
  • Nada importantes: 13%
  • Não sabem: 3%

Redes sociais são importantes para influenciar a decisão de políticos:

  • Muito importantes: 43%
  • Pouco importantes: 35%
  • Nada importantes: 19%
  • Não sabem: 4%

Redes sociais são importantes para criar movimentos políticos para agir na sociedade:

  • Muito importantes: 48%
  • Pouco importantes: 34%
  • Nada importantes: 15%
  • Não sabem: 4%

Segundo o Datafolha, a rede social mais usada no país é o WhatsApp, onde 71% têm conta. Em seguida vêm Facebook (60%), Instagram (42%) e Twitter (14%).

A pesquisa aponta que 18% dos entrevistados seguem a conta do presidente Jair Bolsonaro em alguma rede social. O percentual cresce para 27% entre quem tem preferência pelo PSL e para 31% entre quem ganha mais de dez salários mínimos.

 

Fonte: Matéria do G1 ||https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/12/24/51percent-desistiram-de-comentario-de-politica-no-whatsapp-para-evitar-brigas-diz-datafolha.ghtml
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