Formiga, também batizada pela imaginação popular de cidade das Areias Brancas, por causa dos ofuscantes lençóis de areias alvacentas, que marginam o riacho das formigas , é importante cidade do Oeste Mineiro.
Seu povo pacato e laborioso parece ter assimilado em toda a sua extensão o simbolismo do minúsculo inseto, que deu o nome à sua cidade. Recordam as crônicas que um grupo de tropeiros, desses que costumavam fazer o intercâmbio comercial entre o litoral e o interior, estacaram certa noite, à beira dum riacho. Arriaram a carga de açúcar, amilharam os animais e entregam-se ao repouso. Na véspera, centenas e centenas de formigas lhes haviam atacado de rijo a saborosa carga ocasionando sensível prejuízo. Este episódio alegre, correndo de boca em boca, passou a denominar aquele riacho, que hoje atravessa a cidade de ?ribeirão das formigas?. Daí passou o nome para a própria cidade.
Como em muitas dioceses do interior, a diocese de Aterrado ressentia-se de modo alarmante de grande falta de sacerdotes. Em 1922, necessitando S. Excia. Revma. D. Manuel Nunes Coelho, primeiro bispo daquela vasta diocese, de um novo cura da catedral, fez recair a escolha no vigário de Formiga. Com esta nomeação estava acéfala a paróquia de Formiga. Na esperança de obter alguns religiosos aos quais pudesse confiá-la dirigiu-se ao R. P. Guilherme Thoneick, então superior. Aceito o compromisso, para lá foi transferido o padre José Foxius, que residia em Varginha .Para coadjutor recebeu o R. P. Vicente Schaffhausen, ambos falecidos .
O movimento religioso é muito intenso. A solenidade mais concorrida é a da Semana Santa, realizada com a maior pompa e abrilhantada bastas vezes com confortadora presença de S. Excia. D. Manoel o qual por ser a Matriz de Formiga muito espaçosa e artística, prefere presidir aos ofícios litúrgicos da Semana Maior neste grande templo abarrotado de fiéis. Acresce que o altar é o maior do Estado.
Quatro sacerdotes da congregação desenvolvem suas atividades apostólicas nesta grei do Coração de Jesus. Um deles leciona no Ginásio de Formiga.
Desde muitos anos vem dirigindo paternalmente, com grande zelo, os destinos desta importante paróquia de São Vicente o Revmo. PE. Remacho Foxius, SCJ .

Trecho do Livro da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus ? 1953

COMPATILHAR: