O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe, promovido no sábado passado (13), alavancou os números em Formiga. De acordo com relatório da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quarta-feira (17), 58% do público-alvo formiguense já está imunizado contra a doença.

O relatório do Estado calcula a quantidade de pessoas vacinadas nos seguintes grupos: crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos. Professores, que passaram a fazer parte dos grupos prioritários neste ano, e formiguenses com comorbidade não entram nos cálculos, já que não é possível ter um total exato do número de pessoas pertencentes a esses grupos. Também pertencem ao público-alvo os presidiários e os profissionais do sistema prisional que serão vacinados ao final da campanha, marcado para o dia 26 deste mês.

“A expectativa é de que cumpramos a meta, que é de 90%. Sabemos das dificuldades de algumas pessoas em procurar os Postos de Saúde e estamos desenvolvendo estratégias para poder atingir esse público”, explicou a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Dalva Costa.

De um total de 14.133 pessoas a serem imunizadas em Formiga, segundo o Estado, já foram vacinadas 8.284. Só no Dia D, quando todos os Programas de Saúde da Família (PSF’s) do município funcionaram o dia todo, foram aplicadas 1.504 doses da vacina. O secretário municipal de Saúde, José Geraldo Pereira, acompanhou os trabalhos de perto. “Ainda vemos certa resistência de algumas pessoas, mas não há o que temer. Os PSF’s contam com excelentes profissionais qualificados e a prevenção é sempre a melhor proteção”, comentou.

Os números até agora são: crianças com uma cobertura de 43%, com 1.408 doses aplicadas; 659 trabalhadores da saúde de um total de 1.165; gestantes chegam a 249, com o percentual de 43%; puérperas totalizam 55%, de uma estimativa de 93 a serem vacinadas; e os idosos continuam sendo os que mais procuram o PSF, com 5.913 vacinados até agora, chegando a 65%. Apesar de estarem fora da contagem, professores (226) e pessoas com comorbidade (940) apresentam bons números segundo o setor de Vigilância Epidemiológica.

É importante lembrar que a campanha se estenderá até o dia 26 deste mês e que o procedimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, em todos os PSF’s da cidade. Uma das estratégias que serão adotadas está relacionada à vacinação de crianças, um dos principais focos da campanha. Os agentes comunitários de saúde farão visitas domiciliares para alertar os pais dos menores de cinco anos quanto à necessidade da prevenção. Os próximos passos estão sendo definidos e serão divulgados em breve.

 

 

COMPATILHAR: