Um estudo feito com mais de 1 milhão de voluntários na Inglaterra aponta que cerca de 60% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 não relataram nenhum sintoma da doença na semana que antecedeu o resultado positivo no teste. As conclusões do estudo, ainda preliminares, foram divulgadas on-line nessa quarta-feira (10) e estão em revisão para serem publicadas no “British Medical Journal”.

ausência de sintomas nas pessoas infectadas é apontada como um desafio extra para barrar o avanço do coronavírus: desde os primeiros estudos sobre o tema, especialistas alertam que o uso de máscaras e o distanciamento são essenciais, já que nem sempre há indícios físicos que indiquem quem está infectado e mesmo os assintomáticos têm carga viral de coronavírus tão alta quanto a dos pacientes com sintomas.

A pesquisa divulgada integra o estudo “React-1”, que está em andamento e envolve a realização de testes do tipo PCR em mais de 150 mil pessoas escolhidas de forma aleatória na Inglaterra todo mês. O teste PCR é considerado padrão ouro de diagnóstico da Covid, porque detecta no laboratório pedaços do material genético do coronavírus nas amostras.

Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram testes e questionários feitos de junho de 2020 até janeiro deste ano. As análises foram feitas em sete rodadas, conduzidas mensalmente.

Veja as principais conclusões:

  • Ao todo, foram analisadas 1.147.374 pessoas na pesquisa, com idades de 5 a mais de 55 anos.
  • Considerando todas as rodadas, 6.451 pessoas receberam um resultado positivo para a Covid. Dessas, 3.881 não tiveram nenhum dos 26 sintomas considerados pelos cientistas na semana anterior ao diagnóstico, o equivalente a 60,2% dos infectados.
  • Entre os infectados, 1.198 não tiveram nenhum dos 4 sintomas considerados “clássicos” de Covid – e usados como critério para testagem no Reino Unido: perda de olfato, perda de paladar, tosse persistente e febre. O total equivale a 18,6% dos infectados. Os outros 1.372 infectados reportaram ao menos um desses sintomas (21,3%).
  • A dor de cabeça foi o sintoma mais comum em crianças e adolescentes de 5 a 17 anos com Covid-19. Já a febre, tosse e perda de apetite foram mais comuns em adultos de 18 a 54 anos, assim como as dores musculares.
  • Os calafrios foram associados a um diagnóstico positivo em todas as idades.

Na discussão dos resultados, os autores apontam que, “uma vez que uma alta proporção de infecções na comunidade não é sintomática”, muitas pessoas com Covid não são rastreadas.

“Portanto, ao mesmo tempo em que se amplia a disponibilidade de testes entre pessoas sintomáticas, deve se considerar o teste direcionado de indivíduos não sintomáticos, por exemplo aqueles em áreas de alta prevalência [da doença]”, dizem os autores.

Eles também dizem que a detecção dos casos poderia ser aumentada se sintomas como calafrios, dor de cabeça, perda de apetite e dores musculares fossem incluídos nos critérios para testagem.

Fonte: G1

COMPATILHAR: