Córrego Fundo recebeu o castramóvel no final do mês de março e 83 animais foram castrados gratuitamente. É a quarta vez, na atual gestão, que acontece a ação, por meio de uma parceria entre a administração municipal e a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa).

Dessa vez, a ação foi realizada no antigo Telecentro Comunitário, no bairro Imaculado Coração de Maria (Córrego Fundo de Baixo).

“Além das castrações, houve também, a microchipagem de animais, um processo que contribui com o acompanhamento desses animais”, explica a responsável pelo Departamento de Meio Ambiente: Taísa Carolina da Silveira.

A fiscal de Vigilância Sanitária, Brenda Silva, apresentou um levantamento dos animais de rua atendidos. “Só animais de rua, foram 23 castrados e microchipados.”. Brenda explicou, ainda, sobre os cuidados tomados. “Até serem liberados, 72 horas, após o procedimento cirúrgico, como determinou o veterinário, todos os dias, os cães de rua foram alimentados, bem cuidados e não tiveram problemas de cicatrização”.

A prefeita Érica Leão acompanhou a ação. “A castração auxilia em vários aspectos, inclusive no controle populacional desses animais. Agradecemos a todos que participaram, ao veterinário responsável, Ideusmar Junior Nascimento e ao auxiliar, Eurico Azarias, a toda a equipe de servidores, a secretária de obras, meio ambiente e desenvolvimento, Misley Faria, o chefe do departamento de agricultura, Júnior Welton Duque, que auxiliou em todas as castrações, o responsável pelo setor de endemias, Jackson Willam da Silva, o servidor Rosimar Gonçalves e todos os voluntários que contribuíram com esta importante ação para a saúde pública”.

Número de animais atendidos:

Gatos – Fêmeas: 12

              Machos: 6

Cães – Fêmeas: 46

            Machos: 19

– Cães de rua: 23

 

 

Fonte: Prefeitura de Córrego Fundo||

COMPATILHAR: