A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga recebeu 8.853 doses da vacina contra a Covid-19 para a primeira aplicação. De acordo com os dados atualizados na segunda (12), 8.150 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante, ou seja, cerca de 92% das vacinas já foram aplicadas.

Nesta terça (13), outras 415 doses foram disponibilizadas para a vacinação em formato drive thru que aconteceu no Parque de Exposições, para imunizar idosos com 67 anos ou mais, aumentando assim para 8.565 pessoas vacinadas no município, um total de cerca de 97% das doses (dose 1) recebidas já aplicadas. Ainda esta semana, serão aplicadas mais 120 doses em trabalhadores da área da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado com margem de segurança na quantidade de disponibilidade de doses, isso porque frascos de vacinas com quantidades menores de imunizante que as descritas na embalagem foram identificados na cidade.

A situação já foi notificada a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e outras cidades da região e do Brasil, já identificaram o mesmo problema. A Anvisa afirmou que observou um aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas da vacina e que os relatos estão sendo investigados como prioridade pela área de fiscalização da agência.

Agora a pouco foram recebidas 715 doses para a aplicação da dose 1, sendo que 690 serão disponibilizadas para continuar a imunização de idosos com 67 anos ou mais e 25 para as forças de segurança e salvamento.

Dose 2

O município também já recebeu 6.133 doses para a dose 2, sendo que 2.388 pessoas já receberam a segunda dose do imunizante. Hoje também chegaram mais 550 doses para a dose 2.

Vale ressaltar que existem prazos diferentes de acordo com o fabricante da vacina. Quem recebeu a Coronavac, a segunda dose será aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira dose. Quem foi imunizado com a Astrazeneca, recebe a segunda dose em 90 dias.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: