Cerca de 80 servidores municipais estiveram presentes à assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor) para discutirem sobre o reajuste anual dos salários e do vale-alimentação. O encontro ocorreu no fim da tarde de terça-feira (28), no plenário da Câmara.
Dentre as reivindicações dos servidores apresentadas à administração, estavam o reajuste de 15% nos salários e equiparação do vale-alimentação dos servidores, que atualmente é de R$290, com o dos funcionários do Legislativo, que é de R$430, ambos os pedidos não foram atendidos pelo Executivo.
Diante da posição da Prefeitura, que garantiu não ter condições financeiras de dar aumento real; a maioria dos servidores decidiu, durante a assembleia, aceitar a proposta de reajuste salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 8,4%, referente ao mês de março, já o aumento do vale-alimentação, segundo o presidente do sindicato, Natanael Alves Gonzaga, ainda está em negociação com a administração municipal.
Questionado sobre a data de pagamento referente ao mês de abril, Natanael afirmou que, segundo a administração, será no 5º dia útil, ou seja, no dia 8 deste maio. A justificativa apresentada para a nova mudança de data, mais uma vez, foi a queda na arrecadação dos municípios que vem diminuindo, mês a mês. Outra justificativa foi a não aprovação da Planta de Valores por parte da Câmara Municipal, o que teria aumentado a arrecadação do município.
A maioria dos 13 itens da pauta de reivindicações, apresentada pelo sindicato ao prefeito, em reunião no dia 27 de março, ainda ficou sob análise da administração municipal, sob a alegação de que é preciso fazer estudos de viabilidade.
Dentre as reivindicações que poderão ser atendidas, está a mudança das férias que passariam a ser de 30 dias úteis e não de dias corridos. A proposta já está sendo analisado pela vice-procuradora do município. Outro item, que está sendo avaliado pelos advogados da Prefeitura e do Sintramfor, é a viabilidade de extensão do quinquênio e férias prêmio para os novos concursados.

COMPATILHAR: