Nesta semana, as bibliotecas públicas de Formiga indicam para leitura o livro “No Meio do Caminho Tem Um Livro”, que faz parte do projeto Resenha Literária.

Numa Barcelona ainda marcada pelo fim da Guerra Civil espanhola, Daniel Sempere é levado na noite do seu aniversário de 11 anos por seu pai a um lugar misterioso, e ao mesmo tempo encantador: o Cemitério dos Livros Esquecidos.

Daniel se encanta com a grandiosidade do lugar, corredores inteiros com livros de todos os tempos, autores, livros censurados que estavam destinados a serem apagados da história até serem escondidos no Cemitério. É neste lugar que nosso pequeno herói descobre um exemplar do livro A sombra do vento, romance escrito por Julián Carax, que logo se torna seu autor favorito e alvo de sua obsessão juvenil.

O pequeno Sempere, então uma criança com 11 anos de idade, se vê envolvido pela leitura do seu mais novo amigo, era assim que considerava cada livro, afinal sua família era dona de uma tradicional livraria. E é assim se inicia a nossa aventura por um labirinto de segredos, tramas e intrigas enterrados na alma da cidade e que acompanharam Daniel por sua pré-adolescência até o início da vida adulta. Ao tentar descobrir outros livros de Carax, Daniel faz uma estranha descoberta, alguém anda destruindo sistematicamente todos os exemplares de todos os livros escritos por Julián e provavelmente o seu “amigo” é o único exemplar ainda sobrevivente.

Os anos vão se passando e a cada dia esse enigma só aumenta e o que era uma curiosidade infantil se transforma numa rede de artimanhas, mistério, magia, loucura, amores impossíveis e assassinato. E o mais inimaginável é que o destino de seu autor favorito de repente parece intimamente conectado ao seu.

A Sombra do vento, de autoria do espanhol Carlos Ruiz Zafón é um daqueles livros que cada página leva o leitor a para o universo da trama e cada personagem se torna um amigo das antigas, é possível rir, chorar ou sentir medo. Autor, personagens e leitor se misturam e passam a fazer parte do mesmo universo. Este é o primeiro livro da trilogia Cemitério dos livros esquecidos e sua sequência é composta por: O Jogo do Anjo, O Prisioneiro do Céu e O Labirinto dos Espíritos.

 Quer conhecer mais sobre essa obra? Ela está disponível para empréstimo na Biblioteca Pública Municipal “Osório Garcia”, localizada à rua Alfa, 59, no bairro Ouro Negro, em Formiga.

Fonte: Bibliotecas Públicas

COMPATILHAR: