A justiça brasileira é rápida ou lenta? Setenta milhões de processos tramitam nos tribunais. Na prática é como se um em cada três brasileiros tivesse uma pendência na justiça. Em todo o país existem 16 mil juízes, o que dá mais de quatro mil processos, em média, para cada um.
A semana da conciliação foi criada para tentar reduzir esse acúmulo. A meta é incentivar o acordo entre as partes e resolver as ações sem necessidade de julgamento. Em Brasília, por exemplo, o Tribunal Regional Federal está marcando as audiências pela internet, sem burocracia.
O principal alvo da semana de conciliação são ações judiciais anteriores a 31 de dezembro de 2005. Em todos os estados e em todas as esferas da justiça há mobilização.
Mas nem sempre é fácil fechar acordo. Em Londrina, no Paraná, dona Valdeni atendeu ao chamado da justiça e nesta manhã tentou encerrar um processo que já duram quatro anos contra uma seguradora. Ainda não foi desta vez.
?Vim esperando esse acordo e não deu em nada?, declara Valdeni Macri, zeladora.
A advogada disse que neste caso faltou um laudo para fechar o acordo, mas ela acredita que a semana da conciliação vai ser um sucesso.
?Casos que tem entraves desnecessários… Eu acredito que será possível agilizar muitos processos nessa semana?, declara Andreatti e Silva, advogada de Valdeni
O ministro Ives Gandra Filho do Tribunal Superior do Trabalho e membro do Conselho Nacional de Justiça defende os acordos.
?Sabemos que justiça tardia é injustiça. Portanto, está se tentando encontrar caminhos para fazer com que um processo dure no máximo cinco anos?, declara Ives Gandra Filho, ministro do TST.

COMPATILHAR: