As inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção para o 1º semestre de 2015 do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) já estão abertas e vão até o dia 7 de dezembro.
Ao todo, são mais de quatro mil vagas, sendo 2.641 para cursos técnicos e 1.450 para superiores (bacharelado, tecnologia e licenciatura).

Para o IFMG ? Campus Formiga são ofertadas vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, ou seja, para alunos concluintes do 9º ano do ensino fundamental, em administração, eletrotécnica e informática, sendo 30 vagas para cada área. Para os cursos superiores nas áreas de bacharelado em administração, ciência da computação, engenharia elétrica, licenciatura em matemática e tecnologia em gestão financeira serão 40 vagas para cada curso, sendo 20 pelo Vestibular e 20 via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As ofertas são também para os campus Bambuí, Betim, Congonhas, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista, além dos campus avançados em Conselheiro Lafaiete (nova unidade), Itabirito (nova unidade), Piumhi e Ponte Nova.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet (www.ifmg.edu.br) mediante pagamento da taxa de R$ 50, para candidatos a cursos técnicos e de R$ 70, para os de nível superior.
Candidatos que, cumulativamente, comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tiverem cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, têm a oportunidade de solicitar isenção da taxa de inscrição, até 14 de novembro. As informações estão nos editais.
As provas serão realizadas no dia 21 de dezembro, nas cidades de Bambuí, Betim, Capelinha, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Itamarandiba, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João Evangelista e distrito de Cachoeira do Campo. Para os cursos as provas serão realizadas das 8h às 12h3. As provas dos o cursos técnicos, no período da tarde.
Sisu x Vestibular
Candidatos podem disputar as vagas nos cursos superiores do IFMG de duas maneiras: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 1ºsemestre 2015 serão ofertadas 50% das vagas dos cursos superiores, enquanto as demais ficam vinculadas ao Sisu, que utilizará as notas do Enem 2014, conforme edital próprio.

Cotas
Em atendimento à Lei de Cotas, o IFMG reserva 50% das vagas dos cursos superiores aos candidatos que tenham cursado, integralmente, o ensino médio em escolas públicas e 50% das vagas de seus cursos técnicos, em todas as modalidades, aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas.
Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno vir de escolas públicas, o segundo, relacionado à renda familiar per capita e, o terceiro, à autodeclaração de cor.
Os editais com informações completas e o link para inscrições estão disponíveis no site do IFMG: www.ifmg.edu.br.

COMPATILHAR: