O novo ciclo de palestras sobre cuidados com escorpiões em Formiga está aberto. Os eventos serão realizados até o final deste mês, em Programas de Saúde da Família (PSF’s), escolas, centros comunitários e igrejas.

A primeira palestra desse novo ciclo foi realizada nesta quarta-feira (8), no PSF do bairro Alvorada, pelo referência técnica em vigilância ambiental do Ministério da Saúde, Walter José Gonçalves. “É importante que a população participe e convide amigos e familiares. Quanto mais conhecimento sobre o escorpião, maior a chance de se evitar acidentes”, disse.

Nesta quinta (9), será a vez dos moradores do bairro Areias Brancas receberem mais informações sobre esse animal. A palestra ocorrerá na Escola Estadual Doutor Abílio Machado (Polivalente), a partir das 19h30. Toda a comunidade está convidada a participar. Não é necessário fazer inscrição prévia.

As palestras abordam desde a morfologia do aracnídeo até as melhores formas de controle.

O escorpião

Os escorpiões não são animais agressivos e a maior parte dos acidentes ocorre quando os animais são tocados ou comprimidos contra o corpo. Eles possuem hábitos noturnos e costumam ser encontrados em ambientes propícios para o surgimento de insetos, especialmente a barata, sua principal fonte de alimento.

Esses aracnídeos são encontrados em lugares escuros e úmidos, como guarda-roupas, entulhos de construções, calçados, roupas, redes de esgoto e outros. Os inseticidas são pouco eficazes no combate ao escorpião e a melhor forma de se evitar o aparecimento do mesmo é combatendo os insetos.

Em caso de acidente, a pessoa deve procurar por um médico imediatamente. É aconselhável que o animal seja capturado e levado até o profissional, mas somente se o processo for seguro.

(Foto: Prefeitura de Formiga)

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: