A aluna Márcia Alves da Cunha, do 10o período do curso de direito do Unifor-MG, foi aprovada para cursar pós-graduação em direito ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Ela conta que a aprovação foi divulgada neste mês e a seleção, feita por meio de análise curricular, realizada em março. O curso, desenvolvido na modalidade a distância, terá início em agosto e conta com corpo docente formado por mestres e doutores. O conteúdo programático, com ênfase nas questões ambientais contemporâneas, suas relações e conflitos jurídicos, será dividido em 460 horas/aula, incluindo dois encontros presenciais na UFPR em Curitiba/PR, quando estarão presentes professores do curso, juristas e profissionais convidados.
O restante da carga horária, os alunos cumprem combinando aulas ao vivo via internet, aulas gravadas, fóruns, dentre muitas outras ferramentas de aprendizagem. A aluna diz que pretende fazer a especialização, que tem duração de 18 meses, devido aos conflitos ligados a essa área existentes em Pains, onde mora e trabalha, já que não há profissionais habilitados em direito ambiental na cidade. A área de pesquisa ainda não foi definida e, de acordo com Márcia Cunha, será determinada junto aos professores, no decorrer do curso.
Além da pós-graduação, a aluna foi selecionada para cursar doutorado, por intermédio de um convênio entre a Escola Superior de Justiça de Minas Gerais (ESJUS/MG) e a Universidade Del Museo Social Argentino (UMSA), em Buenos Aires, na Argentina. As aulas terão início em 18 de julho.
A aluna comenta que as aprovações foram muito importantes para ela e que pretende fazer os cursos com o objetivo de aprimorar sua formação e ampliar sua área de trabalho. ?O resultado positivo em ambos os processos seletivos é fruto de muita dedicação e esforço, além de representar a etapa mais importante da minha vida acadêmica, pois possibilitarão o aprimoramento e a ampliação dos conhecimentos adquiridos no curso, além de proporcionar um enorme leque de oportunidades profissionais. Esta conquista reflete a realização de um grande desejo de meus pais, que, infelizmente, não tiveram a oportunidade de estudar e veem em mim a concretização deste sonho?, diz.
Sobre a formação proporcionada pelo Unifor-MG, Márcia diz que irá ajudar bastante no desenvolvimento dos projetos, que requerem um sólido aprendizado. ?Devo essa conquista ao Centro Universitário e a todo o corpo docente, que, com muita dedicação, transmitiu o conhecimento necessário para minha formação acadêmica, uma vez que a análise das notas era o requisito mais importante no processo seletivo. O Unifor-MG vem se destacando, cada vez mais, como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, motivo pelo qual seus alunos vêm alcançando êxito na área acadêmica e profissional?.
Márcia trabalha na assessoria jurídica da Prefeitura de Pains e irá se formar em julho deste ano.

COMPATILHAR: