Os alunos do 9º período do curso de fisioterapia do Unifor, participantes do estágio supervisionado em fisioterapia traumato-ortopédica, fizeram uma visita técnica à Brasical, empresa de calcinação localizada na cidade de Pains.
A atividade fez parte do Projeto Fisioinforma: Informação, Atividade e Prevenção, coordenado pelo professor mestre Wellerson Costa Faria, supervisor do estágio, e com a colaboração do professor Diequison Rite Cunha.
Os acadêmicos participantes foram: Francielli, Joelma, Lígia, Lucas, Rosiane e Viviane. Na ocasião, foi feita a apresentação do projeto Fisioinforma, do grupo de estagiários da área de fisioterapia traumato-ortopédica e do tema a ser abordado, que foi: ?Ergonomia, Doenças Ocupacionais e Síndromes Posturais?, direcionado a funcionários da Brasical.
A explanação abordou questões ligadas à saúde do trabalhador e às principais disfunções relacionadas às atividades laborais, à postura corporal adequada e também à importância da atividade física diária no ambiente de trabalho, a fim de prevenir possíveis acometimentos músculo-esqueléticos.
Os estagiários realizaram exercícios laborais, como alongamentos ativos, técnicas de relaxamento muscular e correção postural. Também foram feitas orientações gerais reforçando a importância da realização diária dos exercícios laborais propostos, aliados aos cuidados posturais, buscando sempre a produtividade associada a uma melhor qualidade de vida.
Cerca de 60 funcionários participaram das atividades. Eles ouviram atentamente as explicações, esclareceram suas dúvidas e, ao final, conseguiram realizar as atividades propostas por meio dos exercícios de alongamento ativo, relaxamento muscular e aprenderam dicas de correção da postura corporal durante as atividades laborais. Os participantes ficaram muito satisfeitos, demonstrando empenho em realizá-las.
Segundo o coordenador do estágio supervisionado, os funcionários receberam orientações sobre como manter uma postura corporal mais apropriada durante o trabalho e sobre a necessidade da prevenção de desconfortos na coluna vertebral e dores mioarticulares, possivelmente causados por posicionamentos incorretos e movimentos repetitivos.
A atividade também foi importante para os estagiários de fisioterapia que tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica. ?A formação em fisioterapia possibilita ao profissional a habilidade e competência para uma atuação ampla em diversas áreas e setores como: consultórios, clínicas, hospitais, academias, clubes e empresas que requerem consultorias ergonômicas e cuidados voltados à saúde do trabalhador, como exercícios laborais, correções posturais e conscientização sobre os cuidados necessários para a manutenção da saúde física do indivíduo, aliando produtividade com melhor qualidade de vida?, comentou o coordenador.

COMPATILHAR: