Na sexta-feira (13), os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR assistiram a uma palestra sobre a iluminação, com o tema: Luz e Arquitetura. O evento foi realizado no Salão Nobre ?Eunézimo Lima? e a palestrante foi a professora, engenheira e arquiteta Dinorah Rosalia Turchetti Conte (Norah), que é especializada em educação ambiental e em iluminação.
A abertura da palestra foi feita pela diretora geral de ensino, Inêidina Sobreira que, em nome do Reitor do Unifor, Marco Antonio de Sousa Leão, deu as boas-vindas a todos, agradeceu à palestrante e aos alunos pela presença. Também parabenizou a coordenadora de arquitetura e urbanismo professora Hiveline Giovani Canan, pelo evento e pela atuação à frente do curso, além disso ressaltou a importância da palestra e do tema abordado.
Durante a palestra, Dinorah Rosalia Turchetti Conte relatou sobre a sua experiência com a luz, falou sobre a criatividade para trabalhar com a iluminação, sobre a origem da luz na obra da criação do mundo e sua vital importância para a humanidade. A engenheira arquiteta ressaltou que ?Arquitetura é luz? e que a iluminação é muito mais do que uma matéria lecionada no curso.
A palestrante mostrou aos acadêmicos que a arquitetura e a luz mantém uma relação básica e comprovou isso por meio de diversas imagens que ela exibiu sobre as diversas formas de iluminação aplicadas em projetos arquitetônicos. Levou os alunos a refletirem sobre as referências do olhar, a percepção e a importância da luz no ambiente.
Dinorah Rosalia Turchetti Conte enfatizou que a luz ajuda a revelar o significado de uma arquitetura, é também uma importante ferramenta de trabalho do arquiteto.

COMPATILHAR: