A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) realizará em Formiga nesta terça-feira (28), a partir das 14h, uma campanha de segurança no trânsito visando conscientizar motoristas e pedestres para uma convivência segura com a linha férrea. As ações terão início na passagem de nível da Lagoa (próximo à Praia Popular).
O respeito às sinalizações e a atenção são grandes aliados para que sejam evitados acidentes. A FCA dá algumas dicas para evitar acidentes na linha férrea:
– Respeite a sinalização do trem e não seja imprudente;
– Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal de que o trem vai passar;
– Preste atenção no cruzamento da ferrovia com a rua: pare, olhe, escute;
– Não atravesse no meio do vagão e nem ande próximo aos trilhos;
– Não caminhe pelos trilhos;
– Não brinque na linha férrea.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro:
Art. 212: Deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima. O condutor que infringir o código pode levar multa e perder até 7 pontos na carteira.
Art. 29: Os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação.
Art. 32: O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias de duplo sentido de direção e pista única, nas passagens em nível.
Art. 202: O condutor não poderá ultrapassar outro veículo nas passagens em nível.
Art. 44: Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência.

COMPATILHAR: