Cerca de um mês após o juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Formiga, Paulo César Augusto de Oliveira Lima, deferir o pedido de liminar do Ministério Público contra o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Prefeitura, devido a falta d?água em diversos bairros, começam a ser dados passos para solucionar o problema.
Nesta segunda-feira (24) a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, informou que o Saae recebeu no sábado (22) uma caixa d?água de 200 mil litros que será instalada no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
O reservatório vai abastecer a parte alta desse bairro, além do Ouro Verde, Rosa Mística, Jardim Montanhês e outros.
Segundo informou o diretor da autarquia, Rafael Tomé ?esse reservatório busca contribuir para dar uma solução a esse problema (falta d?água) e vai substituir o antigo de alvenaria, que está com vazamentos consideráveis?, comentou.
A caixa foi adquirida por meio de licitação e custou R$135 mil aos cofres da autarquia. O próximo passo é fazer a base para instalação. A previsão é de que a instalação seja concluída em até três meses. No local, será mantido um reservatório de metal.
Novo Horizonte
No fim do ano passado, o Saae instalou dois novos reservatórios no bairro Novo Horizonte para atender a região. Com isso, a capacidade de armazenamento saltou de 40 mil para 550 mil litros.
Mesmo com a instalação dos novos reservatórios, o problema não foi solucionado. Nos primeiros dias do ano, um morador do bairro registrou um Boletim de Ocorrência contra o Saae, devido à falta d?água em sua residência por mais de uma semana. Na mesma época, moradores do bairro Engenho de Serra, acionaram a polícia militar e também registraram um B.O. contra a autarquia.
Em busca de soluções definitivas, e após visitar alguns bairros o vereador Cabo Cunha, a pedido de moradores, denunciou o caso ao Ministério Público. Passada uma semana o MP propôs a Ação Civil Pública contra o Saae e a prefeitura que resultou na determinação de várias mudanças e na confirmação que o não cumprimento acarretaria multas ao município que poderiam chegar a R$500 mil.

COMPATILHAR: