O inverno pouco rigoroso tem prorrogado a incidência de acidentes com lagartas venenosas, como a lonomia obliqua, também conhecida como taturana. Tradicionalmente, os atendimentos nestes casos começam a aumentar no final do ano, tendo picos nos meses de março e abril. Porém, segundo o Serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII (CIAT-BH), da Rede Fhemig, os casos continuam a crescer, principalmente no cinturão verde das cidades.
Em 2008, foram registrados 361 acidentes, sendo 7 com lonomia. Em 2009, até o final de abril, já tinham sido notificados 275 casos, sendo 5 com essa lagarta.
A proximidade e o acesso aos chamados cinturões verdes ? condomínios fechados, sítios, bosques e pomares ? são fatores importantes para o crescimento destes números. Os acidentes com a lonomia obliqua são considerados graves, pois podem levar à insuficiência renal e a distúrbios na coagulação sanguínea e, consequentemente, à morte do paciente.
?Em geral, todas as lagartas que possuem pelos são venenosas. A maioria causa apenas dor no local; diferente da lonomia, que traz mais complicações no quadro clínico?, lembra o coordenador do Serviço de Toxicologia do HPS, Délio Campolina.
O especialista recomenda que a lagarta seja recolhida, com cuidado para não tocá-la diretamente, e levada à unidade de saúde, no momento do atendimento, para que seja identificada. Também é importante que seja raspado o local do contato, para a retirada das cerdas e diminuir, assim, a inoculação do veneno no corpo da vítima.
Como qualquer outro acidente com animais peçonhentos, este pode ser evitado com melhor observação do ambiente. ?Nunca se deve tocar uma árvore sem olhar antes onde está se colocando a mão?, aconselha Délio. O mimetismo destes insetos dificulta sua visualização rápida, já que eles se misturam à superfície dos troncos. Também é comum as lagartas ficarem agrupadas; assim, a pessoa pode tocar várias ao mesmo tempo e piorar o problema.
Os sintomas do veneno da lonomia em contato com a pele são: dor e queimação no local, seguidas de desconforto e dor generalizada pelo corpo; dor de cabeça, náuseas e vômitos; sangramentos na gengiva, nariz, urina e cortes recentemente cicatrizados podem ocorrer até 3 dias após o acidente; manchas escuras no local ou em outras partes do corpo.
A lonomia obliqua possui coloração marrom clara, esverdeada, com listras longitudinais castanho-escuras e várias pigmentações brancas distribuídas pelo corpo, que é recoberto por espinhos em forma de ?pinheiros? verde-claros e extremidades escuras. Esta lagarta é uma das fases do ciclo de vida das mariposas noturnas, conhecidas popularmente como ?bruxas?. Seu habitat são as regiões de florestas, mas podem ser encontradas no meio rural e na vegetação de áreas urbanas, como árvores frutíferas ? mangueira, goiabeira, ameixeira etc.

Em caso de acidentes, a vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima ou ligar para se informar no Ciat-BH, telefones (31) 3239-9224, 3224-4000 e 0800-722-6001. Soluções caseiras e automedicação podem agravar irremediavelmente os casos.

COMPATILHAR: