Uma festa de pré-carnaval organizada pela Prefeitura de Bandeira do Sul, na região Sul de Minas Gerais, acabou em tragédia neste domingo (27). Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma serpentina metalizada teria sido jogada em um cabo de energia de média tensão, de cerca de 7 mil Volts, que teria se partido e caído no chão, atingindo um trio elétrico.
O acidente resultou em pelo menos 16 mortes e deixou dezenas de pessoas feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Os feridos estão sendo atendidos no Hospital Paulina Damen, em Bandeira do Sul, na Santa Casa de Poços de Caldas e no Hospital São José, em Botelhos.
As vítimas estavam na rua e em cima do trio. Com o acidente, a cidade ficou sem energia. A Cemig informou, nesta segunda-feira (28), que o serviço foi restabelecido. Cinco dos 16 mortos confirmados estão sendo velados no ginásio poliesportivo da cidade nesta segunda-feira. A previsão é que as vítimas sejam enterradas nesta tarde.
O secretário de Saúde de Poços de Caldas, Jose Julio Balducci, disse que muitos pacientes estão sendo atendidos na Santa Casa da cidade, já que Poços fica a cerca de 20 km de distância de Bandeira do Sul, onde ocorreu o acidente. Disponibilizamos toda nossa estrutura de saúde. Inclusive temos equipes de médicos e enfermeiros em Bandeira do Sul, afirmou. Segundo Balducci, a Prefeitura reservou uma área no hospital para receber os familiares das vítimas que estão em busca de informações. Foi uma catástrofe. Tinha muita gente no trio elétrico e ainda não sabemos o número exato de óbitos, além de feridos entre leves e graves.
Bandeira do Sul fica a 440 quilômetros de Belo Horizonte e tem 5.340 habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A economia gira em torno da agropecuária, principalmente produção de tomate e arroz, de acordo com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

COMPATILHAR: