Durante o mês de maio, o Brasil se mobiliza em torno da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Formiga, a Prefeitura participa ativamente da iniciativa por meio de ações integradas entre as secretarias de Desenvolvimento Humano, Educação e Saúde, com o apoio do CREAS e da Polícia Militar.
Nesta semana, atividades educativas e de conscientização foram realizadas em escolas da rede municipal e em territórios atendidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). As ações visam sensibilizar alunos, famílias e a comunidade sobre a importância da prevenção, do enfrentamento e da denúncia de qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.
A redação do Últimas Notícias, entrou em contato com responsáveis pela ação para saber mais informações e tratar da importância do projeto. A coordenadora do CREAS de Formiga, Sheila, explicou um pouco sobre o projeto e sua importância. “Estamos realizando nas escolas municipais ações educativas em parceria com o CRAS, Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e também a Secretaria Municipal de Saúde que possui uma equipe de educação e saúde que fazem teatro voltado para a campanha de dengue, utilizamos dessa mesma equipe para conscientizar as crianças de uma forma lúdica, através do teatro, para informar, sensibilizar essas crianças no sentido de conscientizá-las de como se proteger, de como se cuidar’’ disse.
A coordenadora do CRAS de Formiga, Greicielly Ribeiro, comentou sobre a importância do projeto. “A campanha tem sido de grande valia, pois alcança as crianças de forma lúdica e os adolescentes de maneira mais formal. A parceria está sendo um grande sucesso. É importante realizar ações como essa para que crianças e adolescentes consigam dialogar sobre o assunto com uma pessoa de sua confiança — como mãe, pai, professores ou algum adulto com quem se sintam mais à vontade. Dessa forma, vamos prevenindo a violação dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município” comentou.
A Cb, Ana Castro, integrante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da PMMG, também falou sobre a importância da ação. “É muito importante a conscientização sobre a campanha do Maio Laranja. Principalmente com a parceria conjunta de demais órgãos do nosso município, o principal objetivo é conseguir alcançar as crianças e adolescentes para que a informação seja clara, precisa e que possa trazer o que necessitam para que o foco seja a segurança e a autoproteção” falou.
Para a próxima semana, as escolas estaduais de Formiga receberão ações de conscientização sobre a prevenção ao abuso sexual. A iniciativa contará com o apoio da Polícia Civil e tem como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre como se proteger e onde denunciar casos de violência.

Foto: Divulgação/WhatsApp

Foto: Divulgação/WhatsApp

Foto: Divulgação/WhatsApp
Fonte: Decom/Prefeitura de Formiga