Está marcado para a próxima segunda-feira (15), às 14h, um processo licitatório, na modalidade pregão, tipo menor preço unitário, para a contratação de serviço com impressão de 60 mil jornais informativos da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
O informativo foi idealizado pela coordenadora do Centro de Estudos e Formação Continuada (CEFOC), Dagmar Damasceno. De acordo com a coordenadora, o informativo será voltado para educadores e alunos da rede municipal de ensino e tem como objetivo divulgar os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes e ser utilizado de forma pedagógica, dentro das salas de aula. ?É um projeto de se ter uma ferramenta pedagógica tanto para o professor quanto para o aluno nas escolas da rede municipal?, explica.
A coordenadora enfatiza que o informativo também terá um espaço para a publicação de textos de alunos e educadores, além de uma editoria com jogos e passatempos educativos.
Questionada sobre os rumores de que esse informativo seria veiculado como um encarte em um jornal da cidade, Dagmar Damasceno afirma que não, que são dois projetos distintos, um do informativo da Secretaria de Educação e outro de um encarte que será veiculado no jornal vencedor da licitação, sendo que o jornal da cidade foi o único participante da licitação para a produção do encarte.
Segundo o edital da licitação, o informativo terá tamanho 31 x 29 centímetros fechados e 31 x 58 centímetros abertos. Ele terá oito páginas, em papel jornal, 4 x 4 cores, com 6 mil unidades por edição. Serão impressas 10 edições, sendo uma por mês, no período de março a dezembro de 2010.
Este informativo será produzido pelos servidores da Secretaria Municipal de Comunicação. Segundo o chefe da pasta, Túlio Fonseca, o projeto gráfico ainda não está pronto, ele será definido após a licitação, depois que a Secretaria de Educação estiver com tudo resolvido. ?O papel da Comunicação neste projeto é dar total suporte aos profissionais da Educação, fazendo com que as informações cheguem de maneira correta ao público a que se destina o material?, comenta o secretário de Comunicação. O edital do processo licitatório está disponível no hall de entrada (andar térreo) da Prefeitura de Formiga e cópia dele poderá ser obtida através do site oficial (Pregão 035/10) ou por meio de requerimento dirigido à Comissão Permanente de Licitação. O secretário de educação Geraldo Reginaldo, não foi encontrado para falar sobre o assunto.
Só uma empresa participou de licitação para suplemento infantil
A licitação para o encarte que será veiculado pela Empresa Jornalística e de Programação Mídiaminas Ltda. EPP, de Formiga, ocorreu no dia 1º de março, às 14h. O valor contratado para o suplemento infantil da rede de educação será de R$56 mil. Segundo a chefe do Setor de Licitações, Luciana Alves, somente a empresa vencedora participou do pregão. Ela conta que foi feita coleta de preços com outras empresas, mas que elas não compareceram na sessão.
Fontes do primeiro escalão da Prefeitura questionam a participação de apenas o jornal formiguense na licitação e alertam para a próxima licitação que será realizada na próxima segunda-feira. Houve alegações de que o pregão pudesse ser cancelado e que, ao invés de informativo, pudesse ser feito um outro tipo de encarte para também ser veiculado no jornal. Entretanto, a chefe do Setor de Licitações confirmou a realização do pregão na segunda-feira.
A coordenadora do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação e Esportes, Fátima Belo, explica que ?é um encarte pedagógico, teve um processo de licitação que aconteceu agora e o objetivo desse encarte pedagógico, ele vai servir de material complementar, vai ser trabalhado dentro desse encarte o conteúdo do nosso planejamento de ensino, nós vamos trabalhar a história do município, a história das escolas, vamos colocar brincadeira, passatempo. Vai ser um encarte mesmo com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita a produção textual, porque também vai propor a produção de textos, é totalmente pedagógico?.,/i>
Conforme a coordenadora, o encarte deve ser veiculado a cada 15 dias, para dar tempo de as professoras explorarem bem durante esse tempo o material, que será trabalhado com os alunos da rede municipal do primeiro ao nono ano. Os professores receberão as orientações para trabalhar com o encarte, cada criança vai ter o seu, para levá-lo para casa e servir também como uma fonte de leitura para a família.
Fátima Belo ressaltou que o suplemento será distribuído nas escolas, feito um para cada aluno. A empresa vencedora vai apenas produzir e planejar o encarte, sob orientação do setor pedagógico. ?A nossa intenção é que as crianças da rede municipal elas tenham mais interesses pela leitura, pela escrita, sintam prazer em ler, que seja um suplemento agradável para eles lerem?.

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