Na manhã desta quarta-feira (31), a administração municipal recebeu os primeiros visitantes no projeto “Prefeitura de Portas Abertas”, que visa promover a transparência dos atos administrativos do município aos cidadãos formiguenses.

 Guiados pelo ouvidor municipal, Welerson de Andrade, o aposentado Edilson José Tavares e a auxiliar de saúde bucal da Prefeitura, Lorena Maria Castro Fonseca, que são representantes do grupo de Facebook intitulado “A Voz Formiguense”, conheceram as dependências da Prefeitura e o trabalho desenvolvido pela atual gestão e sanaram suas dúvidas.

 

Para Edilson, a visita foi satisfatória. “O projeto é importante, porque quem não tem medo, abre as portas. Como cidadão formiguense, tenho interesse em conhecer o funcionamento da Prefeitura e como os recursos e as contas públicas são geridos para a melhoria da nossa cidade. O meu interesse também, como cidadão, é saber como posso colaborar e possibilitar uma maior participação popular na administração pública formiguense”.

De acordo com Lorena, “é importante que a Prefeitura de Formiga abra suas portas à população. Geralmente, nós, que atuamos como agentes de controle social, ouvimos muitas pessoas falando que os políticos passam pelos bairros, pedem uma oportunidade, mas que dificilmente depois as pessoas conseguem ter acesso à Prefeitura para reclamar, reivindicar e propor um projeto de lei para melhorar nossa cidade. A transparência é necessária e, abrindo as portas da Prefeitura, a população poderá reivindicar e ser direcionada ao responsáveis pela atual administração”, disse.

O projeto

 “Prefeitura de Portas Abertas” prevê visitas guiadas aos departamentos, secretarias, coordenadorias e autarquias para que o cidadão possa conhecer um pouco mais da estrutura do Executivo formiguense.

O prefeito Eugênio Vilela acredita que um cidadão consciente e sabedor dos processos envolvidos na gestão pública, além de enriquecer seus conhecimentos, terá melhor condição de contribuir para o desenvolvimento e progresso de Formiga. “Afinal, a transparência e a participação popular nos atos da Prefeitura são de fundamental importância para que, juntos, possamos construir uma cidade melhor para todos”.

De forma dinâmica e interativa, o cidadão, acompanhado de um guia, percorre a Prefeitura, onde são apresentadas as rotinas e as responsabilidades de cada setor. Para participar do projeto, é preciso agendar as visitas antecipadamente, na Ouvidoria Municipal. Elas ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, às 10 horas. O critério de seleção das pessoas é feito de acordo com a ordem cronológica de agendamento.

A Ouvidoria Municipal fica no segundo andar do prédio da Prefeitura, localizado na rua Barão de Piumhi, 121, no Centro de Formiga. O Telefone de contato é o (37) 3329-1802. O e-mail é [email protected].

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: