A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um alerta nessa quinta-feira (23) para que empresas com barragens em Minas reforcem as equipes de segurança e mantenham o monitoramento diário das estruturas por causa das chuvas. O aviso abrange também empreendimentos no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. “Solicitamos, ainda, que mantenham atenção às tomadas d’água dos vertedouros garantindo a capacidade vertente de acordo com o projeto”, reforça o comunicado.

Defesa Civil Estadual divulgou um alerta de chuva de moderada a forte intensidade em mais de 70 cidades de Minas por causa da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, em conjunto com um sistema de baixa pressão na costa sudeste do Brasil. Nessas condições podem ocorrer tempestades com acumulados entre 80 e 120 milímetros.

Segundo a ANM, Minas tem 25 barragens em estado de alerta. São 18 em nível 1, que significa estado de prontidão e não requer a retirada de moradores das áreas de risco e nem o toque de sirenes; outras três estão em nível 2, quando sirenes são acionadas e planos de evacuação são colocados em prática; e quatro em nível 3, quando há risco iminente de rompimento. As barragens neste nível mais crítico são: B3/B4, no distrito de Macacos, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; Forquilha I e Forquilha III, em Ouro Preto, na região Central de Minas; e Sul Superior, em Barão de Cocais, também na região Central. Todas são de propriedade da Vale.

ANM/Comunicado

 

Fonte: Hoje em dia||
COMPATILHAR: