As agências bancárias não abrirão para o público nesta sexta-feira (30), pois os bancos fecharão para balanço, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Para quem faz o pagamento nas agências, a entidade orienta que as contas que vencem em 30 de dezembro poderão ser pagas antecipadamente ou no dia 2 de janeiro, sem encargos. As contas que vencem em 31 dezembro e 1º de janeiro também poderão ser pagas no dia 2. Já o pagamento de tributos com vencimento nesta sexta-feira (30) deverá ser antecipado para esta quinta-feira (29).
As contas poderão ser pagas, contudo, no próprio dia do vencimento pelos canais de autoatendimento e correspondentes bancários, sugere a Febraban.
Entre os canais de autoatendimento estão caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e operações por telefone. Correspondentes bancários são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados, que estarão abertos normalmente.
Consumo
A federação alerta, ainda, para o consumo exagerado, pois tradicionalmente no mês de dezembro o consumo é maior em alimentos, roupas e objetos em geral.
?É importante lembrar para aqueles que efetuaram as compras natalinas no cartão de crédito que a fatura de janeiro poderá vir com um valor maior do que o habitual?, alerta a entidade, que lembra que, no começo do ano, também há outras despesas para o brasileiro, que deverá pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a taxa de licenciamento do veículo, despesas com o material escolar e matrículas.
A Febraban orienta a população a deixar as contas pagas e em dia para continuar a ter acesso ao crédito e aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pelo comércio e pelos bancos.

COMPATILHAR: