A Secretaria Municipal de Saúde oferecerá aos agentes comunitários de saúde uma capacitação para a execução do Projeto ?Caminhos do Cuidado ? Formação em Saúde Mental?.
O objetivo do curso é qualificar os processos de cuidado a usuários de drogas ilícitas, visando a melhorar a atenção prestada para aos próprios usuários e aos familiares. Em média, 90 agentes comunitários participarão da capacitação.
O curso terá início nesta quarta-feira (4) e ocorrerá no Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem). A capacitação será coordenada pela diretora de saúde pública da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Jaqueline Lara, e terá uma carga horária de 60 horas.
?Caminhos do Cuidado ? Formação em Saúde Mental? é uma atividade elaborada pelo Estado de Minas Gerais, contando com a participação das escolas executoras do projeto e outros parceiros: Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnologia da Universidade Estadual de Montes Claros (ETSUS/CEPT/Unimontes), Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ministério da Saúde (MS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
A metodologia do curso será de acordo com os problemas e as necessidades identificadas no território abrangente. ?As atividades práticas são vivenciadas desde o primeiro dia de aula, favorecendo a aplicação dos conhecimentos adquiridos pela equipe in loco, ampliando as possibilidades de intervenção entre saúde mental e atenção básica?, comentou a diretora de atenção primária, Berenice Penha.

COMPATILHAR: