A Prefeitura de Itapecerica, por meio da Secretaria de Saúde do município, confirmou ao Portal g1 na tarde desta quarta-feira (15), oito casos positivos da Covid-19 na Aldeia Pataxó Muã Mimatxi, no Distrito de Lamounier. Os infectados têm entre 11 e 34 anos.

Ao todo, 33 pessoas vivem no local e já haviam sido imunizadas contra o vírus. Apenas a criança de 11 anos não havia recebido a segunda dose do imunizante por ter apresentado sintoma gripal na ocasião, segundo o Executivo. As demais estão vacinadas com as duas doses.

O g1 solicitou informações sobre o assunto a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). No entanto, não houve retorno de nenhum dos órgãos até a última atualização da reportagem.

Sintomas leves

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os infectados apresentam sintomas leves, foram avaliados e não houve necessidade de internação em unidades hospitalares. Eles são monitorados por uma equipe médica da Prefeitura.

A Prefeitura acredita que a hipótese mais provável é que o contágio tenha ocorrido após visita de pessoas com as quais os moradores da aldeia têm ligação.

Imunização

Como critério de prioridade estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), os índios da Aldeia Pataxó em Itapecerica receberam a imunização contra a Covid-19 ainda em janeiro deste ano.

Na primeira fase da campanha nacional de vacinação, o Município optou por imunizar somente profissionais da saúde em exercício, idosos moradores de abrigos e a população indígena.

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: